Uma das características mais perigosas do novo coronavírus, causador da covid-19, é que muitas pessoas infectadas podem ser assintomáticas, ou seja, sem sentir os sintomas da doença. Contudo, há formas de entender se uma pessoa pode ter sido infectado ou não com a doença.
Apesar de já terem sido divulgadas várias imagens e notícias de pessoas infectadas que necessitaram de hospitalização e de ventiladores para auxiliar na respiração, nem todos os infectados apresentam esse grau de gravidade. Muitos sequer apresentam os sintomas.
O corpo humano já pode ter dado leves sinais de que algo não estava bem a sua saúde. Estes sintomas podem indicar que alguém já pode ter tido a covid-19. Caso tenha passado pelos sintomas, a recomendação é se isolar socialmente pelo período de 14 dias, e caso não melhore, procurar um posto de saúde.
Confira:
Letargia
Se a pessoa se sentiu extremamente fatigado durante uma semana ou mais, e mal se consegue lembrar do que aconteceu nesse período de tempo então poderá ter sido infectado com o vírus.
Tosse e dor de garganta
É verdade que a tosse e dor de garganta podem ser apenas indicadores de gripe, más também são dois dos sintomas associados à covid-19.
Perda de olfato e paladar
Trata-se de um dos principais sinais de alerta de que pode estar ou ter estado infectado com a doença.
Dor de cabeça
Frequentes dores de cabeça, para alguém que não tem histórico, pode ser o indicativo de que talvez já tenha estado ou está infectado com o coronavírus.
Problemas gastrointestinais
Diarreia e vômitos são dois sinais menos conhecidos de covid-19, mas não podem ser menosprezados. Caso esteja sentido esses incômodos, é importante ficar em alerta.
Fonte: Polêmica Paraíba com Notícias ao Minuto
Créditos: Polêmica Paraíba com Notícias ao Minuto