Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL) disse nesta quinta-feira (05), que a nomeação do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, é legítima. Segundo ele, Bolsonaro não vai recuar da decisão.
Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o deputado destacou que Bolsonaro cumpriu a legislação ao escolher o terceiro mais votado da lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). Na avaliação do parlamentar, os atos contrários à nomeação são ‘antidemocráticas’, pois desrespeitam uma norma constitucional.
“O presidente não cometeu nenhum ato ilegal, é um ato administrativo. Ele cumpriu a legislação, todos os pré-requisitos. Podem chorar, pois são atos antidemocráticos o que estão fazendo, contra a própria lei da Federação brasileira. Atos como esse eu não vou nem comentar. O presidente tem a lista tríplice. Ele cometeu alguma ilegalidade?, questionou.
O parlamentar acrescentou que “o presidente não está preocupado com isso. Eles que estão fazendo atos antidemocráticos. Trata-se do poder do presidente, discricionário, e ele nomeia quem ele achar melhor dos três. Ele tem 58 milhões de votos justamente para isso, para exercer esse poder”, finalizou.
A posse do novo reitor está prevista para ocorrer no próximo dia 11.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba