outubro rosa

“LUTE POR UMA GAROTA”: ONG paraibana trabalha na prevenção do câncer de mama no estado; conheça

A campanha “outubro Rosa” surgiu com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Devido a pandemia do covid-19, o número de mamografias feitas pelo SUS caiu em 80%, segundo a Fundação do Câncer. Dessa forma, estima-se que cerca de 30% das mulheres podem ser acometidas pela doença este ano.

Visando combater a desinformação, grupos e ONGs destinados a auxiliar essas mulheres, realizam campanhas nas redes sociais com celebridades e especialistas no assunto a fim de esclarecer as dúvidas e transmitir as principais notícias acerca do assunto.

A ONG Amigos do Peito surgiu em 2000 com o objetivo de apoiar pessoas acometidas pela doença, além de ajudar com cestas básicas, exames, remédios e apoio psicológico e advocatício. Fora isso, o grupo se reúne às terças-feiras das 15h às 17h30 com dinâmicas, trabalhos manuais e palestras. Neste ano, a ONG organizou uma nova campanha “Lute como uma garota” e segundo a atual presidente da ONG, a médica Joana Barros, o intuito é utilizar a frase constantemente compartilhada nas redes sociais para ampliar o seu significado e fazer alusão a luta das mulheres contra a doença. “Queremos chamar a atenção de todos à responsabilidade de cobrar as autoridades, recursos e ações para garantir a sobrevivência das mulheres que sofrem com o câncer de mama. É uma chamada para a ação que coloca nossas mulheres como fortes e que precisam de ajuda para superarem este desafio de seguirem vivas, saudáveis e orgulhosas de terem vencido a doença. ”

Dentro da campanha, também surgiu a iniciativa do pedal para incentivar a prática da atividade física, já que, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 12% das mortes causadas pelo câncer de mama poderiam ser evitadas, caso as mulheres praticassem atividade física regularmente. “O Pedal Rosa tem o mesmo objetivo da campanha, entretanto, foi uma alternativa que encontramos de nos reunir e chamar a atenção de toda a população nas cidades de João Pessoa e de Pombal para a importância da prevenção do câncer de mama, também utilizando da atividade física como um fator redutor de risco. ” disse Joana.

Fonte: Nathalia Souza
Créditos: Polêmica Paraíba