Os funcionário da empresa Jeep em Goiana, Pernambuco, estão revoltados com a administração da empresa. Eles estão reivindicando o direito de receber a segunda parcela do benefício PLR – Participação nos Lucros ou Resultados, que é direito garantido. A Lei 10.101 só foi regulamentada em 2000 e funciona da seguinte maneira: conforme as metas estabelecidas são atingidas e o resultado da empresa é alcançado por todos os envolvidos no processo, o pagamento é feito, de acordo com a participação de cada um nos resultados ou dividido igualitariamente.
A Lei 10.101 é a que ampara esse modelo de remuneração, em que não há incidências de encargos trabalhistas. Por reduzir os custos da empresa e ainda incentivar a alcançar as metas, é uma opção atrativa. Além disso, o resultado fica mais palpável, pois mostra aos colaboradores que eles fazem parte dos resultados da empresa e é possível aumentar seus ganhos.
A fábrica já recebeu ordens para funcionar de segunda a sábado até o final do ano, mas alguns funcionários informaram que se não receberem o benefício irão atrasar os serviços. Alguns carros que estão na fábrica foram arranhados em forma de protesto.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba