Eleições 2020

QUARTA DE FOGO GALDINIANA: você acredita na pesquisa do IBOPE? Eu fiz a prova dos noves! - Por Rui Galdino

 

 

1º) Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Todos que me conhece, sabe que Rui Galdino, é meio desconfiado com pesquisas eleitorais. Respeito todas elas, porém, já vi de tudo! Por mais interesantes que sejam, entendo que 90% das pesquisas são feitas e publicadas de acordo com o gosto do freguês, afinal, são caras para fazer, tem que ter critérios objetivos, serem registradas na justiça Eleitoral, etc, etc, etc… Enfim, as pesquisas são os retratos do momento de cada campanha e geralmente, induzem os eleitores indecisos a seguir o efeito manada. Por isso, podem ser manipuladas e definir eleições. Eis a questão!

2º) Respeito as opiniões em contrário, porém, sou contra pesquisas eleitorais, pois, não acredito nelas totalmente, afinal, nesse Brasil varonil, tudo é possível! No entanto, as pesquisas eleitorais fazem parte do jogo, aquece e também esfria as campanhas políticas dos candidatos e o povo gosta! Isso mesmo, o povo adora pesquisas, kkkkk! Em virtude de ser desconfiado com as pesquisas, em 2018, durante o 1º turno da campanha eleitoral, EU MESMO, resolvi fazer uma PESQUISA PARTICULAR para consumo próprio em alguns bairros da capital paraibana com relação a eleição presidencial e o resultado me surpreendeu, pois, mesmo tendo um candidato a presidente declarado ( Jair Bolsonaro ), fiz um trabalho muito correto e fiquei surpreso, pois, acertei 98% da minha pesquisa. Até comentei e mostrei a pesquisa a vários colegas, inclusive, essa pesquisa na época, chegou as mãos do capitão Bolsonaro.

3º) Pois bem. Aqui na Paraíba o IBOPE está acostumado a errar e errar feio e todos sabem disso. Quando me disseram no último sábado, que o IBOPE iria divulgar uma pesquisa para a prefeitura de João Pessoa, na última segunda-feira (05/10/2020), como realmente divulgou, eu resolvi por conta própria fazer o que fiz em 2018, ou seja, no domingo, dia 04/10/2020, antes que o IBOPE divulgasse a sua pesquisa na segunda, realizei a minha pesquisa particular, por conta própria e da forma mais correta possível. Pesquisa essa, que batizei de PESQUISA GALDINIANA.

4º) E sabe como fiz? Sem avisar a ninguém, peguei meu carro, minha prancheta, lápis e papel nas mãos, saí de casa por volta das 9 horas da manhã e as 9h15, comecei a fazer a minha pesquisa pelos bairros no seguinte trajeto: Tancredo Neves, Bairro dos Ipês, Bairro dos Estados, Pedro Godim, Torre, Centro, Rangel, Cristo Redentor, Geisel, José Américo, Mangabeira I, Quadramares. Às 14 horas parei para almoçar em casa e à partir das 14h35, continuei a PESQUISA GALDINIANA pelos bairros do Altiplano, Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Terminei a minha pesquisa ás 15h50, ou seja, por volta das 16 horas do domingo (04-10-2020).

5º) NA PESQUISA GALDINIANA, que não teve caráter científico, dentre os 14 candidatos a prefeito da nossa capital, escolhi 06 que julguei como base para minha pesquisa e até para facilitar o meu trabalho, afinal, estava sozinho e fiz a enquete de maneira rápida, segura e estimulada com os seguintes candidatos a prefeito: Nilvan Ferreira, Cícero Lucena, Ricardo Coutinho, Walber Virgolino, Edilma Freire e Ruy Carneiro. Ouvi 160 pessoas em 16 bairros da capital. 10 pessoas por bairro. Sendo 91 homens e 69 mulheres. Todos eleitores em João Pessoa e entre 20 e 60 anos de idade.

6º) Curtí bastante durante a minha pesquisa, pois, no meu trajeto, me encontrei com alguns colegas que fazia tempo que não a via e teve até um deles que fez um vídeo pelo celular no momento da enquete… kkkk! Teve também pessoas que não quiseram responder, outras que disse que não votaria em ninguém, teve até gente que disse que se algum candidato fosse em sua casa pedir votos, sairia debaixo de bala… kkkk, muito sério, pois, o povo está descrente com a política e os políticos. Lamentável!

7º) Bom, o fato é que a PESQUISA GALDINIANA, foi realizada com muita seriedade e empenho. Claro, que não somos empresa de pesquisa, nem a pesquisa teve caráter científico, nem foi registrada, etc, como manda a lei, porém, a sua margem de erro é de no máximo 1 ponto percentual para mais ou para menos, pois, foi feita com muito cuidado e da maneira mais correta e isenta possível, afinal, NINGUÉM pagou pela pesquisa.

8º) Infelizmente, por causa das vedações da lei eleitoral, não posso divulgar a PESQUISA GALDINIANA, mesmo sabendo que a minha pesquisa, não perde em termos de aproximação da vontade popular e seriedade para nenhuma outra que existem por aí. O IBOPE, quando divulgou a sua pesquisa na última segunda-feira, trouxe um fato inusitado, ou seja, DISSE QUE A SUA MARGEM DE ERRO ERA DE 4 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS. 4 pontos??? Tudo isso??? Que pesquisa é essa minha gente??? Geralmente, é no máximo 2 pontos para mais ou para menos. Será que o IBOPE está desesperado e temendo errar novamente aqui na Paraíba??? Meu Deus!

9º) Longe de mim querer comparar a “PESQUISA GALDINIANA” ao IBOPE. Jamais!!! Tenho o maior respeito por todos os Institutos de Pesquisas, inclusive, o IBOPE, no entanto, mesmo sem ter caráter científico, fico com a “PESQUISA GALDINIANA”, pois, sua margem de erro é de no máximo 1 PONTO PERCENTUAL PARA MAIS OU PARA MENOS e na minha modesta opinião, realmente, retratou a foto das intenções de voto para prefeito de João Pessoa no último domingo, 04/10/2020. Só para ter uma idéia, houve uma divergência entre a “PESQUISA GALDINIANA” e a PESQUISA DO IBOPE, com relação aos 1º e 2º colocados e entre os 5º e 6º colocados. Quem quiser ter acesso particular à PESQUISA GALDINIANA é só nos procurar.

10º) Estão abertas as inscrições para a seleção de 48 vagas GRATUÍTAS, na Escolinha de Futebol do BEM TE VI, da ARENA TAMBAÚ. Trata-se de um PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL, criado pelo advogado e jornalista Rui Galdino, voltado para crianças carentes de 7, 8, 9 e 10 anos de idade. Turmas: Terças e Quintas ( 8 às 9 horas e 15 às 16 horas ). Melhores informações pelo telefone: (83) 9.8899-4537 ( prof. Nevada Silva ). A ARENA TAMBAÚ, tem também em pleno funcionamento o PROJETO SOCIAL TÊNIS CADEIRANTE ( o 1º do nordeste ), sob o comando do prof. Mateus Silva. Venha conhecer a ARENA TAMBAÚ, disponibilizamos de aulas de tênis, futebol, locação de quadra e campo society. Em breve, golfe e beach tennis. Participe!

ATÉ DOMINGO, COM A DOMINGUEIRA GALDINIANA… Haja coração!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba