O projeto Quinteto Convida em Casa está de volta e esta semana traz uma das vozes mais comentadas das redes sociais nesses tempos de quarentena: Mônica Salmaso. Não que a carreira desta cantora paulista tenha começado – ou mesmo conquistado visibilidade – apenas agora. Salmaso está na estrada há mais de 30 anos, gravou onze CDs e DVDs autorais e já participou como cantora convidada em mais de 60 álbuns de outros artistas. Mas, na pandemia, assim como a maioria de nós, ela abraçou a tecnologia e usou-a para quebrar a barreira do isolamento, levando ao público lives sem muita preparação que logo viraram sucesso de audiência.
A apresentação com o Quinteto da Paraíba será nesta sexta-feira, 2 de outubro, a partir das 18h, no canal de Youtube da Adufpb (Sindicato dos Professores da UFPB). Esta será a quarta live do projeto Quinteto Convida em Casa, versão on-line de outro projeto que existe desde 2016 e promove encontros com cantores e instrumentistas, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas.
Com a pandemia e a impossibilidade de se realizar shows, o grupo formado por músicos do Departamento de Música da UFPB buscou alternativas para não deixar o projeto parado. Em parceria com o Terraço Cultural da Adufpb, iniciativa do Sindicato dos Professores que já apoia o Quinteto há três anos, foi criado o Quinteto Convida em Casa. As lives mesclam apresentações ao vivo, com um bate-papo entre os músicos, depoimentos de fãs e vídeos de apresentações presenciais.
Próximos shows
O projeto está sendo realizado uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira. A estreia ocorreu no dia 3 de julho com a participação de Xangai. A segunda foi em 7 de agosto e contou com o talento de Toninho Ferragutti. Na terceira edição, o Quinteto da Paraíba tocou com Marcelo Jeneci, no dia 4 de setembro.
Até o final do ano, a programação já está definida. No dia 6 de novembro, será a vez do poeta Jessier Quirino levar sua arte ao projeto. Para encerrar o ano, no dia 4 de dezembro, o Quinteto da Paraíba se apresenta com o Maestro Spok.
A convidada
Mônica Salmaso tornou-se viral nas redes sociais após a série de lives com artistas conhecidos e desconhecidos. No Instagram, o número de seguidores passou de 12 mil para 89 mil. No Facebook, foi de 8 mil para 111 mil. Já no canal de Youtube criado após a início da quarentena, ela já tem 29 mil inscritos.
Mas a trajetória da cantora tem muito mais do que números para apresentar. Nascida em São Paulo em 1971, Mônica Salmaso começou sua carreira na peça “O Concílio do Amor” dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989. Seu primeiro CD foi gravado seis anos depois. Trata-se de “Afro-Sambas”, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes. Desde então, já foram 11 trabalhos, entre CDs e DVDs.
Em 1999, foi ganhadora do prestigiado Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 2012, venceu o 23º Prêmio da Música Brasileira como melhor cantora com o CD Alma Lírica Brasileira. Em 2012, foi gravado no Teatro Alfa, em São Paulo, o DVD Alma Lírica Brasileira, dirigido por Walter Carvalho, ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira em 2013 como melhor DVD de música.
Sobre o Quinteto
Criado em 1989 no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o Quinteto da Paraíba possui uma carreira sublinhada pelo êxito. O grupo é formado por renomados instrumentistas da Paraíba e considerado um dos melhores grupos instrumentais em atuação no país. Foi apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos. Um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba