pró-vida

SETEMBRO AMARELO: especialista explica como a Terapia Holística pode ajudar na valorização à vida

São práticas terapêuticas que atuam para favorecer o equilíbrio do ser humano, visando saúde integral, contribuindo para que ele aprenda a olhar para si, tomar consciência do próprio corpo e das emoções, da sua respiração, do seu potencial de cura, visa o exercício do amor próprio, da autocompaixão, autocuidado, bem-estar físico, equilíbrio energético, alinhando o ser consigo e com sua espiritualidade, levando-o a se perceber como um ser integral, com grande potencial curativo e de desenvolvimento.

O Setembro Amarelo não é só um mês de prevenção ao suicídio, mas sim um mês de valorização a vida. Sendo uma campanha existente desde 2015, aqui no Brasil, conta com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Centro de Valorização a Vida (CVV).

Durante o mês de setembro, acontecem muitos movimentos e ações voluntárias, de conscientização, promovidos dentro de empresas e nas ruas. O suicídio ainda é pouco falado, e é tido como um tabu. Mas, no cenário em que estamos vivendo ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus, é importante que o assunto seja debatido dentro dos lares.

De acordo com dados divulgados pela USP, na semana de 29 de março a 4 de abril de 2020, quando a maioria dos estados brasileiros já havia decretado quarentena, a busca por atendimento psicológico no Google chegou a 88%.

A psicologia ainda é uma das especialidades da saúde mais procurada por pessoas que estejam passando por algum tipo de desequilíbrio emocional. Porém, a Terapia Holística vem sendo uma aliada no combate a ansiedade, depressão e consequentemente ao suicídio. Elas surgem como uma alternativa de tratamento interessante para todos os casos, uma vez que conseguem compreender o sujeito em todas as suas dimensões: física, mental, espiritual e emocional.

De acordo com a terapeuta holística, Socorro Caju, a terapia holística é a prática terapeuta que atua para favorecer o equilíbrio do ser humano. E claro, não há contra indicação.

“As terapia holísticas são práticas terapêuticas que atuam para favorecer no equilíbrio do ser humano, visando saúde integral, contribuindo para que ele aprenda a olhar para si, tomar consciência do próprio corpo e das emoções, da sua respiração, do seu potencial de cura, visa o exercício do amor próprio, da autocompaixão, autocuidado, bem-estar físico, equilíbrio energético, alinhando o ser consigo e com sua espiritualidade, levando-o a se perceber como um ser integral, com grande potencial curativo e de desenvolvimento”, disse a especialista.

Podemos destacar algumas técnicas dentro das práticas Holísticas:

– Arteterapia
– Massoterapia
– Cromoterapia
– Argiloterapia
– Aromaterapia
– Thetahealing
– Barra de Access
– Auriculoterapia
– Fitoterapia
– Biodança
– Acupuntura
– Fitoterapia
– Florais.

1. ARGILOTERAPIA – atua com argila, e seus componentes energéticos naturais, possui inúmeras funções regeneradoras: calmante, analgésico, estimulante, antisséptico, fortalecedora, absorvente e antiinfecciosa… seus minerais atuam nas funções do corpo como um todo (SANTOS, 1999).

2. MASSOTERAPIA – (Massagem relaxante, aromática) – Reduz estresse, proporciona relaxamento total do corpo, traz sensação de leveza e bem-estar.

3. REIKI – Traz paz, equilíbrio, harmoniza o ser. Ajuda no tratamento de depressão, ansiedade, angústia, vazio existencial, problemas físicos e mentais.

4. THETAHEALING – Ensina identificar e liberar padrões que te impedem de ser feliz, ensina olhar para dentro, se reconectando profundamente com sua essência. Você aprende se curar, perdoar, se realizar, viver de forma mais saudável.

5. BARRA DE ACCESS – Por meio de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça, elimina arquivos mentais que já não fazem sentido, faz com que a pessoa tire de sua vida padrões que atrapalham a felicidade.

EM SÍNTESE, Terapias Holísticas: Aumentam imunidade, contribuem para lidarmos melhor com as emoções, harmonizam o ser, curam dores físicas e emocionais.

 

 

Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos