O número de pré-candidatos à prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2020 é 14. Os integrantes desta lista são Ex-senador, deputados estaduais e federais, líderes partidários e vereadores. Os partidos têm até o dia 16 de setembro para realizar as convenções; algumas já foram realizadas, alguns partidos ainda não realizaram e seguem sem pré-candidatos definidos para vice.
Até o dia 16, pode ser que o número de pré-candidatos diminua com a desistência de algum postulante para formar aliança com outro partido, por exemplo.
Confira quais os pré-candidatos já definiram os seus vices, e quem ainda não têm nome definido.
O ex-senador Cícero Lucena irá concorrer ao cargo com o apoio do governador do estado, João Azevêdo (Cidadania), que indicou o vereador Léo Bezerra para o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-senador.
Com o aval de Lula e Gleisi Hoffmann, o Partido dos Trabalhadores (PT), traz como pré-candidato o deputado estadual Anísio Maia, seu vice será o Percival Henriques, bacharel em Direito e presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).
O MDB, liderado pelo senador José Maranhão, terá como Pré-candidato o radialista Nilvan Ferreira, que terá o major do Exército, Eduardo de Morais Milanez como pré-candidato a vice.
O PSTU entra na disputa com o nome da professora Rama Dantas, que tem como o vice, o também professor Lissandro Saraiva.
O pré-candidato pelo PSOL é o advogado e servidor da UFPB, Pablo Horonato, seu Vice é o historiador Márcio Roberto.
O Solidariedade oficializou o nome do vereador e presidente do partido na capital, João Almeida como pré-candidato, e o seu vice será o advogado Carlisson Figueiredo, que foi indicado pelo deputado federal Julian Lemos.
Estes são os seis nomes que já têm pré-candidatos à vice-prefeito definidos na capital. Outros que ainda estão indefinidos são:
Pelo PRTB, o deputado estadual Eduardo Carneiro. Carneiro já foi vereador e recentemente deixou a bancada de oposição na Assembleia para integrar a base governista na Casa.
O ex-deputado Raoni Mendes, pré-candidato pelo Democratas (DEM).
O deputado federal Ruy Carneiro, que disputa a Prefeitura pelo PSDB.
Carlos Monteiro, que está na disputa pelo REDE.
Rafael Freire, que o pré-candidato do Unidade Popular, novo partido que obteve o registro eleitoral do TSE em dezembro de 2019. Rafael é jornalista e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba.
E, também a professora Edilma Freire, que é pré-candidata pelo PV, apoiada pelo atual prefeito, Luciano Cartaxo.
Uma indecisão ainda gira em torno da pré-candidatura pelo PSB, entre o ex-governador Ricardo Coutinho ou da ex-primeira-dama, Amanda Rodrigues.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba