A Rússia tenta atrapalhar a votação por correio nas eleições presidenciais deste ano, segundo um relatório escrito pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês). A informação é do G1.
O documento não foi tornado público, mas repórteres do jornal “The Washington Post” tiveram acesso a ele e publicaram um texto sobre sua existência na sexta-feira (4).
O DHS compartilhou suas descobertas com autoridades locais dos estados americanos para que elas possam se precaver para proteger o processo eleitoral.
O centro de inteligência do DHA avaliou que agentes russos provavelmente vão promover alegações de corrupção, falha de sistema e de interferência externa para semear desconfiança nos resultados eleitorais deste ano, de acordo com uma reportagem do jornal “The Washignton Post”.
O documento não identifica ninguém pelo nome. Agentes de inteligência dos EUA afirmam que os esforços são parecidos com os de 2016.
A preocupação com a Covid-19 pode fazer com que dezenas de milhões de cidadãos evitem ir aos centros de votação e prefiram enviar seu voto pelo correio.
Na busca por um segundo mandato de mais quatro anos, Trump tem lançado dúvidas sobre a confiabilidade da eleição –sem apresentar evidências concretas, o republicano insiste que o uso crescente do voto por correspondência pode levar a fraudes.
Fonte: G1
Créditos: G1