orientações

Websérie Alimentação #EmcasacomSesc aborda, nesta semana, a importância do consumo de frutas, legumes e vegetais

A série Alimentação #EmCasaComSesc exibe seu sexto episódio na próxima quinta-feira, 3 de setembro, às 11h, no YouTube do Sesc SP. O tema da vez é saúde no prato: a importância do consumo de frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Quem conduz a conversa é a nutricionista Mayara Ramirez.

A série Alimentação #EmCasaComSesc exibe seu sexto episódio na próxima quinta-feira, 3 de setembro, às 11hno YouTube do Sesc SP. O tema da vez é saúde no prato: a importância do consumo de frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Quem conduz a conversa é a nutricionista Mayara Ramirez.

Dados evidenciam que, mesmo com uma alta oferta de alimentos in natura, o consumo de frutas, legumes e verduras no Brasil ainda é baixo. Durante o programa, Mayara vai ensinar como manter uma dieta variada de uma forma geral e quais são as quantidades recomendadas de consumo por dia de FLV.

Além disso, a nutricionista traz dicas de como aproveitar melhor as feiras de alimentos e as possibilidades alternativas de consumo – como a compra direta com pequenos produtores de orgânicos e hortas comunitárias. A cozinheira Celma Barbosa dá protagonismo aos vegetais, legumes e frutas ao ensinar o preparo de uma salada de folhas verdes com legumes, ovos e molho de limão.

A websérie é composta por 10 episódios que têm por objetivo promover a alimentação saudável e a autonomia na cozinha. Baseados em conceitos desenvolvidos pela área de Alimentação do Sesc em sua ação cotidiana, como as orientações oferecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, os programas têm aproximadamente 10 minutos e vão ao ar sempre às quintas-feiras, às 11h, no YouTube do Sesc SP.

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, esclarece que “a realização de projetos como este tem função primordial no fomento a iniciativas que disseminam o conhecimento e a melhoria dos hábitos alimentares, efetivando o aumento do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos”. E complementa: “Alimentar-se é necessidade, direito e prazer. Por meio do alimento, a natureza expressa sua cadeia contínua, em que se realimenta ininterruptamente, garantindo assim a manutenção da vida”.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro programa, que foi ao ar em 30 de julho, tratou da alimentação adequada e saudável, com a nutricionista Adriana Cruz. A receita foi um filé de peixe assado com crosta de coco e tomate, apresentada pelo cozinheiro William Towata. O episódio segue disponível no YouTube do Sesc SP.

O episódio de número 7 que vai ao ar no dia 10 de setembro, traz a nutricionista Mariana Thalacker e cozinheiro Ingled Anderson, que dão dicas sobre planejamento de cardápio organização de compras para a casa.

Comida consciente, além da ingestão de nutrientes, é o tema do programa do dia 17 de setembroTessa Cristine, nutricionista, e Valdo Costa, cozinheiro, falam sobre a comensalidade e memória afetiva enquanto ensinam o público a fazer um delicioso, e tradicional, bolo de fubá.

ALIMENTAÇÃO LEVADA A SÉRIO

Sesc São Paulo oferece serviços de alimentação desde 1947 e hoje possui 12 restaurantes e mais algumas dezenas de diferentes espaços de alimentação em 39 de suas unidades. Os espaços, chamados de Comedorias, valorizam as relações entre alimentação e cultura, sendo também planejados para promover o convívio e o encontro. Ainda pensando na alimentação como a base da vida, o Sesc São Paulo criou, em 1994, uma ação de segurança alimentar pioneira no combate à fome, que hoje se chama Mesa Brasil e está presente por todo o país.

A instituição também faz um trabalho permanente de promoção da educação alimentar e nutricional, além de celebrar, anualmente, o Dia Mundial da Alimentação, atuando em consonância com as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO).

Em 2017, o Sesc São Paulo lançou o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, para promover a alimentação adequada e saudável por meio da valorização da cultura alimentar. A intenção é ampliar a autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer, desenvolver as habilidades culinárias e estimular práticas alimentares regionais e sustentáveis. A edição de 2019 teve mais de 350 atividades distribuídas em todas as unidades operacionais do Sesc São Paulo, envolvendo nutricionistas, sociólogos, antropólogos, chefs, agrônomos, cozinheiros, psicólogos, agricultores e outros especialistas.

Na edição de 2018 do Experimenta!, foi lançado o jogo de tabuleiro Tá na Mesa, desenvolvido pelo Sesc São Paulo a partir do conteúdo da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde.

Em 2019, para reforçar as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc lançou o Do Peito ao Prato, uma programação anual, realizada no mês de agosto com o objetivo de promover a amamentação e alimentação saudável nos dois primeiros anos de vida.

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.  Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba