O diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, afirmou que não há casos confirmados de reinfecção da Covid-19 no país.
Macários fez o esclarecimento durante a apresentação dos dados da 34ª semana epidemiológica, nesta quarta-feira (26).
“Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes (sem capacidade de transmissão)”, explicou ele.
Ele ainda destacou que as possíveis incidências devem ser estudadas com cautela e que, até o momento, apenas o caso de Hong Kong foi realmente confirmado.
“No Brasil, a maioria dos casos que vêm sendo investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos. Tanto na primeira quanto na segunda amostra, que ficaram em borderlines que precisam ser identificadas. Além de amostras contaminadas e detecção de partículas inertes virais sem capacidade de transmissão, que podem ficar presentes no organismo por até 40 dias”, completou.
Segundo o Ministério da Saúde, as possíveis reinfecções estão sendo acompanhadas de perto pela pasta e demais órgãos de saúde.
Fonte: SBT
Créditos: Polêmica Paraíba