Uma tubulação de barragem que recebe água da transposição do Rio São Francisco se rompeu nesta sexta-feira, 21, em Jati, interior do Ceará. De acordo com informações da Secretaria de Recursos Hídricos (SHR), a captação que leva água para comportas, como a do Brejo Santo, teve o encanamento estourado e assustou moradores. Informação inicial de quem estava no local apontava para o rompimento da barragem, mas o titular da Secretária de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, esclareceu que o problema foi na tubulação.
Nas imagens gravadas pela população, é possível ver o momento em que a água passa a jorrar “desenfreada” e que locais começam a se agrupar para presenciar cena, assustados e preocupados com os impactos que poderia causar o incidente. Conforme o tenente Fideles Dutra, da comunicação do Corpo de Bombeiros, o rompimento não gerou danos a residências e nem alagamento.
O residentes da região foram avisados, mas a principal preocupação é se a ruptura causou danos à estrutura da barragem, o que, aparentemente, não foi registrado. Melhor análise deve ser feita neste sábado, 22, com a chegada de engenheiros responsáveis pela obra do reservatório.
“A princípio, a gente acredita que não houve nenhum dano estrutural até porque é uma canalização de passagem, em uma curva. Mas a gente está avaliando, até para ver o desempenho do fluxo dessa água, o volume, bateu-se várias fotos para ver amanhã a gente ver rachadura, fenda ou sinal que possa remeter dano à estrutura”, pontua o tenente. Equipe dos bombeiros está no local, assim como a Defesa Civil do Município.
Procurado pelo O POVO, Francisco Teixeira afirmou que o problema foi por conta de um vazamento causado na tomada d’água de uma das tubulações, que fez com que ela rompesse. O secretário afirma que a única preocupação no momento é de que a água cause uma erosão na barragem, pois outras consequências maiores que essa não devem ocorrer.
Francisco afirma ainda que não enxerga risco de rompimento da barragem e que incidente não vai levar ao atraso da chegada das águas do São Francisco, uma vez que ele aconteceu em outras captações. O titular da SRH diz ainda que essa parte do projeto é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), órgão do Governo Federal.
De acordo com o deputado Guilherme Landim (PDT), que estava na região, o rompimento acionou as sirenes de segurança e todos os locais começaram a sair de suas casas. “Foi desesperador”, afirmou o parlamentar, pontuando que técnicos do MDR se encontram no local para resolver problemas.
A comporta do reservatório Jati foi acionada nessa quinta-feira, 20, para liberar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para abastecer o Estado, por meio Cinturão das Águas (CAC). O teste de abertura da estrutura, que promete garantir segurança hídrica para 4,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza, foi realizado na quarta-feira, 19.
O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) chegou a vir ao Estado para acionar a comporta do Eixo Norte, em junho deste ano, liberando água da transposição do São Francisco ao Ceará. No acionamento da comporta de Jati, no entanto, o chefe do Executivo não esteve presente e mandou em sua representação o Ministro da pasta.
Fonte: O Povo
Créditos: O Povo