O ciclo do seriado “Chaves” na televisão brasileira chegou ao fim. Depois de 36 anos, o programa mexicano mais famoso do Brasil deixou nesta sexta-feira (31) a grade de programação do SBT. A emissora comunicou a saída definitiva de sua série mais longeva no ar.
A alta cúpula da emissora de Silvio Santos foi pega de surpresa com a mudança contratual entre a rede mexicana Televisa, produtora e detentora dos direitos das fitas com os episódios, e o Grupo Chespirito, dono dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).
O SBT soube que perderia Chaves na última quarta (29), dia em que voltou a exibir o programa em sua grade diária, às 14h15, e viu o ibope triplicar no horário. A emissora também exibia a série nas madrugadas de sábado e nas manhãs de domingo. Aos finais de semana, também ia ao ar o Clube do Chaves, com Chapolin e outros quadros de Bolaños (Chaveco, Pancada, Doutor Chapatin e Dom Caveira).
“A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira, por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devido a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”, informou o SBT, via assessoria de imprensa.
“A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/7/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias chegou a apenas poucos dias do fim do contrato”, prosseguiu a emissora.
“O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito imediatamente”, concluiu a nota.
Para tapar o buraco de Chaves (que durante décadas serviu de tapa-buraco para muitos horários do SBT), a rede de Silvio Santos reprisará séries como The Big Bang Theory e Patrulha Salvadora (spin-off de Carrossel). Aos domingos, estenderá o Triturando das 9h30 às 11h.
O SBT ordenou na manhã desta sexta que as afiliadas não exibam mais Chaves em qualquer horário da programação.
Televisa x Grupo Chespirito
O mesmo impasse entre Televisa e Grupo Chespirito impediu a renovação do acordo com o Grupo Globo, que exibia Chaves e Chapolin no Multishow, e com outras emissoras pelo mundo. Até o Las Estrellas, canal de entretenimento da Televisa, tirará as séries do ar. No streaming, o Amazon Prime Video também excluiu os programas mexicanos do cardápio.
Desta vez, não há o que o SBT possa fazer para reverter o contrato para o prazo anterior, que venceria em 31 de dezembro, porque o problema deve ser resolvido entre Televisa e Grupo Chespirito. As novelas mexicanas, por sua vez, ficam no ar.
Nos bastidores, comenta-se que o filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, revisou o acordo com a Televisa por ter outros projetos em relação à obra do pai. Embora não seja dono das fitas originais, exibidas até hoje, ele tem os roteiros originais e pode negociar com qualquer plataforma a gravação de um remake, por exemplo.
Chaves: de “brinde” a fenômeno
A história de Chaves e Chapolin no Brasil começou em 1981, quando Silvio Santos comprou novelas mexicanas para rechear a programação da emissora que viria a se chamar SBT.
De “Os Ricos Também Choram” a “Chispita”, os dramalhões caíram no gosto do brasileiro, porém a alta cúpula da emissora torcia o nariz para duas produções oferecidas como brinde: Chaves e Chapolin.
“Chaves entrou como prêmio de consolação para o Silvio. O argumento dos mexicanos da rede Televisa era de que fazia muito sucesso entre o público latino”, recordou José Salathiel Lage, ex-executivo do SBT. Na época, apenas Brasil e Cuba não exibiam Chaves na América Latina. Ele convenceu Silvio a exibir os programas.
“Eram cenários e iluminação pobres, nada a ver com o tão famoso padrão Globo de qualidade. Silvio falava: ‘Quero fazer uma televisão popular, não de elite’. Eu era um dos que defendiam um padrão mínimo de qualidade, mas quando fui defender Chaves ele me perguntou se valia a pena e eu respondi: ‘Vale, apesar de não ter uma qualidade esperada, apesar de não ser moderno por ser do início da década de 1970, apesar de falar muita coisa do México, eu vejo na essência a pureza do circo que conheci quando criança’”, disse o ex-executivo do SBT.
Documento interno do SBT com a programação de 1984, considerado como a “certidão de nascimento” de Chaves e Chapolin no Brasil (Foto: Montagem/Paulo Pacheco)
Chapolin estreou em 20 de agosto de 1984, uma segunda-feira, dentro do TV Powww, programa que simulava um videogame por telefone, apresentado por Paulo Barboza. O episódio escolhido foi Aristocratas Vemos, Gatunos Não Sabemos. Na sexta, 24 de agosto de 1984, também dentro do TV Powww, foi ao ar o primeiro episódio de Chaves no Brasil, O Matador de Lagartixas.
Considerados “patinhos feios” da programação do SBT, Chaves e Chapolin demoraram anos para se transformarem em ícones “cult”. Já foram exibidos no horário nobre e incomodaram o Jornal Nacional, e chegaram a bater a Globo durante a transmissão da Copa do Mundo de 1990.
Chaves ainda atrapalhou a estreia do Mais Você, atração de Ana Maria Braga, em 1999, e impôs sucessivas derrotas ao Globo Esporte na hora do almoço, em 2005. Um ano antes, ficou dez meses fora do ar e, por pressão dos fãs, voltou ao ar no fim de tarde.
“Coringa” de Silvio Santos, Chaves foi ao ar em todas as faixas horárias, da madrugada ao fim de noite, e recuperou horários problemáticos para o SBT, como fez na última quarta-feira, quando substituiu a reprise do Primeiro Impacto.
Fonte: Na Telinha
Créditos: Na Telinha