retorno

GIRA MUNDO: grupo de estudantes paraibanos que estava fora do País, retorna para casa

Ao todo, estavam foram do País, antes do início da pandemia, 234 estudantes. O retorno começou a ser feito em março e o último grupo de intercambistas voltou no último fim de semana.

 

O último grupo de estudantes paraibanos que estavam fora do Brasil, porque participavam do programa Gira Mundo, retornou no último fim de semana para casa. Eles estavam na Espanha, segundo informou o governador da Paraíba, João Azevêdo, durante o programa Fala Governador. Ao todo, estavam foram do País, antes do início da pandemia, 234 pessoas. Entre março e julho de 2020, ocorreu o retorno dos estudantes intercambistas.

Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo, no início deste ano, alguns estudantes viajaram para alguns países para participar do programa Gira Mundo, mas por conta da pandemia, houve uma preocupação da gestão em monitorar os estudantes.  “Havia uma preocupação muito grane da minha parte, da secretaria de Educação do Estado – professor Cláudio, do coordenador Túlio Serrano, exatamente com relação aos nossos estudantes. Nós tínhamos 234 estudantes fora do Brasil e o mundo inteiro se viu tomado por uma pandemia”, afirmou.

Em virtude disso, montou-se uma estrutura para acompanhar os estudantes, por meio de ferramentas de monitoramento, acompanhamento diário via grupos nas redes sociais e aplicação de formulários para coleta de informações, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que ofereceram atendimento psicólogo aos alunos.

“Eu pessoalmente entrei em todos os grupos de intercambistas que estavam na Argentina, que eram 10, no Canadá, 127, na Colômbia, 20, na Espanha, 49, em Portugal, 9, e no Reino Unido, 19. Esses jovens, que representam, além da realização de um sonho, representam a Paraíba. E representar a Paraíba durante esse período tivemos juntos que enfrentar diversos problemas de cancelamentos de voos a bloqueios de fronteiras que tivemos que agir com toda a nossa força enquanto governo para que a gente pudesse manter contato com embaixada, consulados, com companhias aéreas e que pudêssemos trazer todos os jovens são e salvos. E hoje nesse programa do dia 27 de julho, a gente comemora porque nesse final de semana chegara os últimos alunos que estavam na Espanha”, revelou, destacando que todos os estudantes cumpriram a meta do intercâmbio.

Fonte: Secom – PB
Créditos: Secom-PB