Características

Infectologista explica as vantagens e o momento certo para realizar cada tipo dos testes de covid disponíveis

Durante a entrevista a médica explicou a diferença entre os tipos de exame de detecção do novo coronavírus que estão disponíveis no mercado e o momento em que casa um deles melhor se enquadra.

Na tarde desta segunda-feira(27) a médica infectologista Ana Isabel concedeu uma entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan. Durante a entrevista a médica explicou a diferença entre os tipos de exame de detecção do novo coronavírus que estão disponíveis no mercado e o momento em que casa um deles melhor se enquadra.

Segundo a médica o exame sorológico (sanguíneo) analisa a presença de anticorpos reativos ao vírus no sangue dos pacientes e assim afere se cada indivíduo já contraiu ou não a covid-19. Segundo ela, os testes rápidos fazem uma análise semelhante do sangue do paciente, mas com uma menor precisão. Já o PCR, conhecido como o teste do “cotonete”, seria o teste ideal para ser realizado em pacientes que começam a apresentarem os sintomas e ainda não obteriam resultados satisfatórios com os exames de sangue.

Ela também explicou a imunidade de rebanho que vem sendo discutida na mídia recentemente. Segundo a infectologista, a imunidade de rebanho acontece quando uma grande parcela da população já apresenta algum tipo de resistência a doença e por isso transmitiriam o vírus em uma versão amenizada, permitindo que aqueles que ainda não contraíram a doença consigam vencê-la com maior facilidade.

Acerca da possibilidade de uma vacinação massiva da população brasileira, ela apontou que baseada nos resultados positivos apresentados pela vacina que vem sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, as expectativas são de que no melhor cenário as pessoas comecem a serem vacinadas no início de 2021.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba