Muitos especulam quando que o deputado federal e presidente do PSDB da Paraíba, Pedro Cunha Lima, disputará a prefeitura da Rainha da Borborema para dar continuidade a tradição de sua família na política da cidade. Pedro, atualmente, é a maior liderança política da família Cunha Lima em termos de cargo eletivo e também é o atual líder do PSDB no estado, partido este que cresceu em torno do sucesso de sua família na política local. A história, tanto do clã quanto do partido enquanto força na Paraíba, surge com a saída de Ronaldo Cunha Lima do PMDB após uma disputa interna de poder com o senador José Maranhão e atingiu o seu limiar através da eleição de Cássio para o Governo do estado em 2002.
Pedro, que está em seu segundo mandato como deputado federal, vem crescendo em importância no parlamento nacional e também no jogo político do nosso estado. Foi-lhe incumbido o papel de liderar a legenda, talvez para lhe dar maior trânsito dentre as várias lideranças municipais e pavimentar o seu caminho para uma futura disputa a nível estadual ou para lhe dar os holofotes necessários para um nome que pretende disputar uma das maiores prefeituras do estado. Em ambos os casos, o que gerou certa estranheza no eleitorado, que aguarda pelo parlamentar, foi o fato do seu nome sequer ter sido apontado pelo partido como uma possibilidade para suceder Romero Rodrigues. Mas a aparente apatia de Pedro em relação à PMCG pode na realidade ser um sinal.
O deputado pode, na realidade, estar apontando que ele tem planos de comandar uma cidade litorânea. Apesar de ter nascido e ainda votar em Campina Grande, o deputado já possui toda uma identificação com João Pessoa. Pedro reside em João Pessoa, leciona direito em uma universidade na Capital, possui muitas amizades e é costumeiramente visto na cidade. Toda esta identificação do parlamentar com a cidade pode lhe permitir, junto com a força da sua legenda, ousar e pela primeira vez tentar trazer o sobrenome Cunha Lima para a Capital.
Além do fato de que Pedro, assim como muitos residentes de João Pessoa, ser um filho de Campina Grande que hoje constitui sua vida em João Pessoa, há também um fator que pode o estar levando a tentar ser esta ponte que levará a família para fora de CG. A verdade é que o clã Cunha Lima, atualmente, é muito grande para o que comporta a política campinense que ainda possui clãs rivais e nomes que não pertencem a nenhuma família tradicional da política regional disputando os cargos eletivos. A indecisão entre os nomes de Tovar e Bruno Cunha Lima é um sinal disto, o clã hoje está dividido porque simplesmente possui opções demais niveladas e não consegue tomar a importante decisão internamente.
Para que ele consiga, no presente, fazer o clã crescer em força e presença política, assim como Ronaldo e Cássio fizeram no passado, Pedro precisará primeiro criar espaços para esta abertura. Se Campina Grande já vem atualmente dando sinais de que as cadeiras para os Cunha Lima estão próximas de sua lotação máxima, João Pessoa é um espaço totalmente vazio. E Pedro é um nome que se encaixa no discurso de uma parcela da juventude pessoense. Apesar de vir de uma família tradicional na política e possuir um verdadeiro pedigree familiar que demonstra que ele não está lá à toa, o deputado busca ser além do que um mero continuísta dos discursos prévios e constrói uma história própria.
Com um discurso liberal, pautado numa maior abertura econômica, redução do tamanho da máquina estatal e da presença do Estado Brasileiro no cotidiano da população, o parlamentar agrada exatamente uma juventude que busca uma diminuição do Estado crendo que esta é a solução para o crescimento econômico do país. Com um discurso também atento a pautas da educação sempre defendendo um novo foco do governo olhando mais para a educação de base, fase onde os brasileiros mais sofrem atualmente, ele se apresenta como atento às necessidades reais do povo brasileiro transformando pilares básicos de todas as candidaturas em propostas reais.
O que falta saber é se Pedro terá a capacidade de aproximar-se do eleitorado de forma real ao ponto de tornar-se um nome crível numa disputa eleitoral majoritária. O momento de Pedro dar o seu passo inicial e disputar uma Prefeitura Municipal está batendo a porta. Acredito que em 2024 já o veremos disputando a Prefeitura Municipal de João Pessoa, se terá sucesso ao arrebanhar um eleitorado que acredite nos seus discursos que promete renovação e um olhar diferenciado sobre a política, já não sei. Até porque o mesmo sobrenome Cunha Lima que lhe abre portas, também as fecha. Para o deputado será um desafio se mostrar como o novo em uma cidade como João Pessoa trazendo nas costas quase cem anos de história política sempre pautada em Campina Grande. Mas caso Pedro obtenha sucesso e consiga trazer em definitivo a família para João Pessoa, ele poderá ser tão importante para a história do clã quanto foi o seu avô ao criar todas as bases para que eles hoje sejam vistos como grandes lideranças.
Se Pedro realmente disputará a PMJP, se obterá sucesso nesta disputa e se entrará para o hall dos grandes ou dos piores gestores que esta Capital já viu só o tempo dirá. Este meu artigo até mesmo podemos dizer que aponta pra daqui quatro anos no futuro. Mas, na minha opinião, atualmente Pedro Cunha Lima está diante da família repetindo o sinal que Epitácio Pessoa faz sem cessar na avenida que leva o seu nome. Ele aponta para o litoral e mostra que em João Pessoa está o seu futuro, o futuro de uma parte da família. Quem sabe daqui a 50 anos tenhamos os Cunha Lima de Campina Grande e os de João Pessoa? Só o tempo dirá, aguardemos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba