doação de orgãos

Transplantes simultâneos de um mesmo doador são realizados em hospital de João Pessoa

Quatro pessoas foram beneficiadas. Doador morreu na terça-feira, no Hospital de Trauma da capital.

Quatro transplantes de órgãos, de um mesmo doador, aconteceram nesta quarta-feira (22), em João Pessoa. A doação múltipla foi de dois rins, um fígado e um coração. A ação foi feita em um único hospital e os transplantes também foram realizados nesta quarta.

A retirada simultânea dos quatro órgãos foi feita por equipes do Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), em parceira com o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

O doador, de 34 anos, estava internado no Hospital de Trauma, após sofrer uma morte cerebral causada por um acidente de moto. Ele foi atendido na unidade no dia 12 de julho e morreu na terça-feira (21).

Antes de se tornar elegível para doação, o paciente passou por um exame para detecção da Covi-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a realização do teste passou a ser um procedimento padrão no país.

De acordo com o HNSN, o recebedor do coração é um homem de 53 anos, que possui insuficiência cardíaca grau III. Já o paciente que recebeu o fígado, um homem de 61 anos, tem cirrose, por hepatite B.

O rim direito foi doado para um homem de 34 anos. Já a recebedora do rim esquerdo foi uma mulher de 48 anos.

Fonte: G1
Créditos: G1