Pesquisadores do Departamento de Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram e-book com dicas para compra, preparo e delivery de alimentos, a fim de potencializar a prevenção ao novo coronavírus. O livro digital é gratuito e está disponível para download.
O e-book terá versões em inglês e em francês, traduzido em parceria com o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, tendo em vista a política de internacionalização da instituição. “As páginas podem ser impressas e afixadas nas paredes, para os manipuladores de alimentos”, explica Noádia Rodrigues, professora de Higiene dos Alimentos do Departamento de Gastronomia da UFPB.
O livro digital abrange não apenas o preparo, mas todos os aspectos da produção de alimentos, com orientações desde a compra até a entrega de forma segura, especialmente para as empresas que comercializam refeições prontas, como restaurantes, bares, deliverys, fornecedores de marmitas e de alimentos congelados”.
“O e-book pode ser usado no treinamento das equipes. As boas práticas são ferramentas que já são utilizadas e exigidas por lei, mas nós acrescentamos algumas orientações para prevenir a contaminação entre os manipuladores de alimentos e no transporte para as residências”, afirma a professora.
Essas orientações foram elaboradas com base nos documentos e pesquisas que têm sido divulgados pelos sites oficiais de saúde, como os do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Food and Drug Administration (FBA).
De acordo com a docente, a pandemia da Covid-19 fez com que a preocupação das pessoas com higiene aumentasse. “O e-book oferece esse apoio, revisitando normas existentes, com ênfase na Covid-19. Na realidade, a maioria das normas já existiam, só que as pessoas não tinham tanta preocupação como têm hoje”.
Segundo Noádia Rodrigues, apesar de a falta de higiene dos alimentos sempre ter provocado muitas doenças, com sintomas como dor de cabeça, diarreia, náuseas, as pessoas não associavam que eram por conta do alimento contaminado. “É difícil identificar qual foi a refeição porque um alimento contaminado pode provocar uma doença em até quatro dias”, adverte a pesquisadora.
Os outros cinco outros materiais sobre higiene e boas práticas na fabricação de alimentos desenvolvidos pelos pesquisadores estão disponíveis para download no site do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, do qual os especialistas fazem parte.
O e-book “Boas práticas de prevenção ao coronavírus em serviços de alimentação” é um produto do projeto “Gastronomia descomplicada: ações de enfrentamento à Covid-19” e resultado das ações do projeto de extensão “Adequação as legislações sanitárias e turísticas na comercialização de alimentos por beneficiários de segurança alimentar em João Pessoa”, no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (Proex) da UFPB.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria