A Semob-JP emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira (08), reforçando a informação de que idosos não estão proibidos de utilizar os transportes coletivos na capital paraibana. Além disso, os motoristas ou cobradores não devem impedir o acesso ou cobrar a passagem deste grupo.
O órgão lembra que tal atitude está em desacordo com as determinações municipais e que segundo a Secretaria de Saúde do município, os idosos e demais grupos de risco para a Covid-19, deve evitar sair de casa, mas caso precise evitar utilizar os horários de pico do transporte coletivo.
O idoso que for privado de entrada no transporte deve procurar a Semob-JP para realização de reclamação formal.
Confira a nota completa
A Semob-JP reforça que os idosos não estão proibidos de utilizar o transporte público e que qualquer atitude por parte de motoristas ou cobradores no sentido de impedir o acesso ou cobrar a passagem está em desacordo com as determinações municipais.
A Portaria 30/2020, da Secretaria Municipal de Saúde, diz claramente em seu artigo 3°:
Recomenda-se que idosos e demais pessoas do grupo de risco para o Covid- 19 e, se for imprescindível que evite, em qualquer hipótese utilizar nos horários de pico do transporte coletivo
Dito isto, reforçamos que qualquer pessoa que passe por privação de acesso deve procurar a Semob-JP, por meio dos telefones 3218-9330 ou 3218-9336 ou pelo Fale Conosco no endereço servicos.semobjp.pb.gov.br para fazer uma reclamação formal, possibilitando que medidas efetivas sejam tomadas.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Click PB