Um dia de caos na maternidade Cândida Vargas

O PolêmicaPB recebeu a ligação de um pediatra da maternidade Cândida Vargas, na cidade de João Pessoa. O pediatra relatou um dia de caos na maternidade: duas, três crianças dividindo um único berço e em um berço maior com até quatro recém nascidos, devido à falta de vagas.

No centro cirúrgico encontram-se várias macas com pacientes, colocadas de forma improvisada. Mesmo com todas essas macas no local, ainda continuam sendo realizadas cirurgias na unidade, situação que pode ocasionar uma infecção generalizada nos pacientes.

Existem casos como a de uma paciente deu à luz em uma cadeira, pelo fato de não haver mais vagas.

“Nós, médicos do centro cirúrgico da Cândida Vargas, não suportamos mais isso e decidimos filmar e fotografar tudo isso, porque há pressão na portaria por parte dos maridos das pacientes”, disse um médico. “Se ocorrer uma infecção ou morte do recém-nascidos ou da mãe, nós não seremos responsabilizados.”, completou o pediatra.

O pediatra ainda falou que durante 16 anos de trabalho, nunca viu uma situação dessas. “O risco de morte é iminente na maternidade. Os médicos decidiram registrar, porque se ocorrer algo mais grave, não podemos ser responsabilizados”, disse.

Ainda segundo o pediatra, a diretora da unidade Ana de Lourdes advertiu aos médicos, dizendo para não se envolverem no assunto, pois segundo ela, tudo se trata de uma questão política.

Na manhã de hoje (19), vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa bateram boca quando o assunto sobre o caos na Maternidade Cândida Vargas entrou em pauta.

Confira o áudio:

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2011/05/MATERIA-LENILSON-19-5-11.mp3]