Mesmo com as recomendações de isolamento social em decorrência do novo coronavírus, houve registros de aglomeração na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, em razão dos festejos de São João. Neste domingo (21), uma festa junina, que contou com a presença de um trio pé de serra e muita animação, num condomínio de luxo cidade, acabou na delegacia.
A festa foi organizada por moradores do local, que teriam contrariado recomendações condomínio baseada em orientações da Prefeitura e do Ministério Público. A Polícia Militar foi acionada e as partes foram levadas à delegacia para resolver o impasse. Conforme o boletim de ocorrência, que o Polêmica Paraíba teve acesso, a ocorrência foi registrada às 21h.
Na última sexta-feira (19), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) já havia recomendado ao prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena Moura de Medeiros, a prorrogação do decreto municipal que determinou o isolamento social e o fechamento do comércio local que não se enquadre como serviço essencial, bem como a instalação de barreiras sanitárias, para restringir a entrada na cidade apenas aos moradores e às pessoas que trabalhem em atividades essenciais ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados.
A recomendação da promotora de Justiça Ana Maria Pordeus Gadelha, também pede que a prefeitura proíba, até o final deste mês, em todo o território municipal, a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados e a circulação de pessoas em locais como praças e calçadões, exceto para os deslocamentos imprescindíveis para acessar atividades essenciais “A atrativa localização geográfica e o clima do município de Bananeiras, sobretudo no período junino, atrai os turistas de outras cidades do Estado da Paraíba e até de outros Estados. Temos visto um crescente número de casos confirmados de covid-19 em Bananeiras, demonstrando tendência de interiorização da doença em todo o Estado da Paraíba. Por isso, a necessidade de inibir e retardar a velocidade da dispersão do vírus, evitando uma pressão assistencial por leitos de UTI, que não existem no município de Bananeiras”, argumentou a promotora. As medidas deverão ser adotadas até 30 de junho.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba