Neste sábado (20/6), o presidente dos Estados Unidos voltou a realizar comícios ignorando as advertências sobre o novo coronavírus. No entanto, o retorno não foi como esperado já que Trump não conseguiu reunir a multidão esperada. Adolescentes usuários do aplicativo TikTok, que virou febre no Brasil recentemente, e fãs de K-pop se dizem responsáveis pelo esvaziamento do local.
De acordo com uma reportagem do New York Times, depois que a conta oficial da campanha do presidente americano pediu para que os apoiadores se registrassem gratuitamente para comparecer no comício, fãs de K-pop e usuários do TikTok incentivaram os seguidores a se inscreverem e não comparecerem.
A estratégia para sabotar o comício de Trump deu certo e jornalistas que cobriram o evento relataram que o local estava vazio diante da capacidade máxima.
A campanha do presidente americano também cancelou os eventos que foram planejados para acontecer do lado externo. O gerente da campanha de Trump, Brad Parscale, reconheceu ontem que o número de apoiadores que compareceu no local foi menor do que o esperado.
“Os manifestantes radicais, alimentados por uma semana de cobertura apocalíptica da mídia, interferiram na entrada de apoiadores no comício. Eles até bloquearam o acesso aos detectores de metal, impedindo a entrada de pessoas”, relatou no Twitter.
No Twitter, o esforço para privar o comício de Trump de receber uma multidão se espalhou e os usuários brincaram com isso. “Adolescentes no TikTok e fãs de K-pop se juntam para arruinar o comício de Trump em Tulsa”, postou um internauta.
Resposta
Neste domingo, em nota divulgada para a imprensa, Parscale explicou que eles, constantemente, eliminam número falsos, como fizeram com dezenas de milhares no comício de Tulsa. Ele alegou, ainda, que “todo comício é de admissão geral, a entrada é feita por ordem de chegada e o registro prévio não é necessário”.
O gerente da campanha de Trump também fez uma crítica aos repórteres que escreveram sobre a estratégia dos usuários do TikTok e fãs de Kpop, mas não contataram a equipe da campanha para um uma reposta. “Os repórteres que escreveram alegremente sobre os fãs de TikTok e K-Pop – sem entrar em contato com a campanha para obter um comentário – se comportaram de maneira não profissional”, afirmou.
Na nota, Parscale voltou a ressaltar que o que realmente influenciou a ausência do público esperado foram as “fake news” sobre a covid-19 e os protestos que afastaram as pessoas do comício.
Mais de um milhão de pessoas demonstraram interesse em comparecer ao comício do Trump em Tulsa
Mas uma parte enorme dessas pessoas era pegadinha: comunidades de fãs de K-pop se inscreveram em massa, o evento foi preparado pra uma multidão e… não encheu nem os 19 mil lugares 😂 pic.twitter.com/QPAQbYNfnc
— Tanguy Baghdadi (@tbaghdadi) June 21, 2020
https://twitter.com/ptrickjane/status/1274523060926844929
https://twitter.com/AsteadWesley/status/1274472367989960704
Fonte: Correio Braziliense
Créditos: Correio Braziliense