A prefeita Márcia Lucena, assinou, na manhã desta quinta-feira (18) a ordem de serviço que autoriza a reforma e instalação do Centro de Enfrentamento à Covid-19. O prédio, que pertence à Prefeitura de Conde, tem 88 metros quadrados e abrigará o setor destinado ao atendimento de pessoas atingidas pela Covid-19. A obra, que será realizada com recursos próprios, está orçada em R$ 78.057,42.
Márcia Lucena enfatizou que o Centro de Enfrentamento à Covid-19 integra ao amplo arco de esforços empreendidos pela gestão para barrar o crescimento da contaminação no município e ao mesmo tempo garantir serviços e toda uma rede de apoio a população diante da pandemia. “Esse é um espaço a mais para a Prefeitura de Conde se estruturar e enfrentar de forma mais eficaz essa pandemia, então, lá nós teremos um atendimento mais qualificado porque haverá um espaço específico para atender pessoas com síndrome gripal e suspeitas de Covid-19, os familiares que por ventura acompanhe essas pessoas e com mais condições para os profissionais de saúde, importantes nesse processo todo”.
O Centro de Enfrentamento à Covid-19 vai funcionar na Rua Manoel Alves (antiga Casa do Bolsa Família), ao lado do Pronto Atendimento. A previsão contratual inicial era de que a obra começasse em dois dias e prazo final máximo de 30 dias, no entanto, a reforma começou logo após a assinatura da ordem de serviço, nesta quinta-feira (18). O equipamento será dotado de estrutura para atender pessoas com síndromes gripais e suspeitas da Covid-19. Para isso, o espaço é composto por dois setores: o de atendimento aos pacientes, contendo sala de espera, sala de triagem e coleta, consultório médico, sala de observação e banheiro acessível; o segundo setor será reservado para uso da equipe multidisciplinar, composto por sala de repouso com banheiro, além de uma copa.
O prédio onde será instalado o Centro de Enfrentamento à Covid-19 conta também com um jardim e pergolado externo, que serve como área de espera para acompanhantes de pacientes da Covid-19. Com isso, é garantida a ventilação e iluminação natural em todos os cômodos. Haverá também um cuidado maior com as esquadrias e o tratamento da pintura nas paredes do interior do imóvel especificados de forma a facilitar a higienização.
A secretária de Saúde, Renata Martins Domingos, explicou que o Centro de Enfrentamento à Covid-19 será complementar à Atenção Básica por permitir também dar suporte ao Pronto Atendimento e ser específico para os usuários que apresentem sintomas gripais e outros que levem à suspeita da Covid-19. “O serviço vai funcionar durante a semana e o mais importante é que ele vai permitir a separação do espaço físico dos atendimentos já feitos no Pronto Atendimento com um local mais adequado para garantir cuidados aos usuários e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde. A política de saúde ganha um novo serviço e ele vai melhorar muito o atendimento à população”, destacou.
A prefeita Márcia Lucena aproveitou para reforçar o pedido que tem feito nas redes e durante as falas oficiais. “Nós precisamos muito que as pessoas compreendam a gravidade desse momento e se puder, fiquem em casa, por favor”, recomendou. Devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade para a assinatura da ordem de serviço foi restrita às autoridades e com a obrigação do uso de máscara para proteção de todos os presentes.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba