O jornal português Diário de Notícias destacou nesta quarta-feira (17) que “o pior ministro de Bolsonaro pode estar a caminho de Portugal”. Segundo a reportagem, o presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de enviar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para um posto diplomático em Portugal, na capital Lisboa.
O jornal diz que a saída de Weintraub “é reclamada até por colegas no governo” e destaca que ele “acumula gafes em um ano e dois meses na função”, tendo sido alvo da hashtag “pior ministro da história”, que se tornou uma das mais partilhadas e comentadas no Twitter. “Opinião partilhada por boa parte dos colunistas da imprensa e pela generalidade do meio académico brasileiro”, completa a reportagem.
O Diário de Notícias lembra que Weintraub foi chamado de “jagunço do bolsonarismo” em editorial do jornal Folha de S.Paulo e que até os estudantes do departamento da Universidade de São Paulo onde ele se formou pedem a sua renúncia.
A reportagem apresenta de forma detalhada alguns dos absurdos escritos pelo ministro no Twitter, de erros de português a ataques à China. O Diário de Notícias salienta, em particular, as ameaças de Weintraub ao Supremo Tribunal Federal e os inquéritos de que alvo na Corte.
A possibilidade de prisão é um dos fatores considerados pelo Planalto para enviar o ministro, cuja demissão é dada como certa, para o exterior.
Fonte: Revista Fórum
Créditos: Revista Fórum