Em nota divulgada nesta quarta-feira (17), o Fórum dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba reagiu ao anúncio feito pelo Governo do Estado quanto ao pagamento da primeira parcela do 13º salário.
De acordo com o governador João Azevêdo, só recebem nesta sexta-feira (19) os servidores inativos (aposentados, pensionistas e reformados). Quanto aos da ativa, o pagamento só deve ser feito depois da crise financeira provocada pelo Coronavírus.
A entidade pede que o Governo do Estado realize o pagamento do benefício a todos os servidores.
Confira a seguir a íntegra da nota:
O Fórum dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba, entidade que reúne sindicatos e associações de várias categorias do serviço público, vem, por meio desta nota, solicitar ao Governador do Estado, João Azevedo, o pagamento da primeira parcela do 13º Salário, neste mês de junho.
Historicamente, a Paraíba sempre honrou esse compromisso financeiro com seu quadro de pessoal, o que fez com que uma parcela de servidores públicos passasse a contar, em seu orçamento doméstico, com esse aporte de recursos. Inclusive, uma parte do funcionalismo antecipou o recebimento do 13º Salário junto a bancos e, por isso, terá que quitar dívidas com parte do salário mensal.
Cabe ressaltar, também, que parcela significativa dos servidores continua laborando durante a pandemia, no expediente presencial, arriscando as suas vidas, e os demais via home office, sem prejuízo da prestação dos serviços.
O Governo Federal já pagou uma primeira parcela do 13º Salário dos aposentados e pensionistas do INSS e a prefeitura de João Pessoa já anunciou que os servidores municipais receberão esse adiantamento na próxima sexta-feira (19).
Por fim, apelamos para a sensibilidade do Governo do Estado no sentido de pagar a primeira parcela do 13 Salário, pois os recursos vão ajudar a fomentar, substancialmente, a economia dos municípios paraibanos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba