Ação

Geraldo Medeiros afirma que lockdown poderá ser aplicado na Paraíba caso gestores e população não cumpram plano de reabertura

O secretário da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, concedeu nesta segunda-feira(15) uma entrevista ao programa Arapuan Verdade da Rádio Arapuan e falou sobre as ações do governo estadual no combate a pandemia do novo coronavírus.

O secretário da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, concedeu nesta segunda-feira(15) uma entrevista ao programa Arapuan Verdade da Rádio Arapuan e falou sobre as ações do governo estadual no combate a pandemia do novo coronavírus. Segundo Geraldo a Paraíba é o segundo estado nordestino com o maior numero de testagem percentual da população, o segundo com o menor número de ocupação de leitos de UTIs voltadas para adultos e o segundo estado da região com a menor taxa de letalidade durante a pandemia.

Ele afirmou que a Paraíba está vivendo agora apenas o primeiro passo de um planejamento para a retomada da normalidade e que caso as pessoas ou os gestores públicos atropelem as etapas deste planejamento a Paraíba poderá ver alguns dos seus municípios vivenciando situação semelhante a cidades brasileiras que tentaram realizar uma reabertura drástica e tiveram de retomarem o fechamento da sociedade. “Nós teremos de recuar e fechar os comércios até com a possibilidade de lockdown em algumas cidades”, enfatizou o secretário do perigo de que algumas cidades tomem medidas que não são correspondentes a classificação do governo no plano de reabertura.

Geraldo afirmou que o retorno da Paraíba para a normalidade dependerá da ação da população. Segundo ele mesmo com a reabertura a normalidade que será vivenciada pelas pessoas após esta crise já não será mais igual a realidade vivida anteriormente. Para ele o suo de máscaras e do álcool em gel se tornará comum e as pessoas passarão a viverem de forma semelhante ao que praticam durante esta pandemia como a manutenção do distanciamento de dois metros de distância uns dos outros.

O secretário afirmou que a Paraíba tem uma das menores taxas de letalidade do Brasil, pouco acima de 2%. Segundo ele a Paraíba poderá vir a ser em breve uma das menores taxas de mortalidade do Brasil, dependendo do avanço da realidade do estado e do Brasil como um todo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba