O fim prazo para o pagamento das taxas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) até esta quarta-feira (10). As provas custam R$ 85 aos candidatos que não conseguiram comprovar o direito de isenção ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Pensando em estudantes negros e indígenas que tiveram a renda reduzida durante a crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus, um grupo de voluntários pelas redes sociais decidiu ajudar e se propor a pagar a taxa cobrada pelo governo para realização do exame.
O movimento Pretos no Enem começou na última semana com uma postagem no Twitter e ganhou mais de 6 mil voluntários em dois dias. Hoje, a dois dias do término do prazo, uma página do grupo no Instagram ultrapassou 17 mil seguidores.
“Nossa luta é por um ensino público, acessível e democrático, e uma taxa não pode ser um limitador para isso”, diz o texto de descrição do projeto em uma página na internet.
“O único critério é a confiança mútua. Se você se identifica como uma pessoa negra e não conseguiu pagar sua inscrição do ENEM, basta entrar em contato com a gente e o pagamento será feito de acordo com a quantidade de voluntários que forem chegando. Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira. O que existe é a emissão do boleto de inscrição do Enem que checamos a autenticidade e o pagamos esse boleto”, explicou Luan Alencar, um dos cerca de 60 voluntários que estão organizando a ação.
Segundo o Inep, até a última semana, cerca de 300 mil candidatos que fizeram a inscrição ainda não haviam realizado o pagamento da taxa.
Como ajudar?
Voluntários devem preencher um formulário, em que se colocam em disposição e informam a quantidade de boletos que poderão arcar. Quando um aluno envia o boleto, um voluntário é escolhido para efetuar o pagamento e depois enviar o comprovante para o projeto.
Como pedir ajuda?
Os pedidos são respondidos por mensagem direta solicitando ajuda, nos comentários, no chat privado, ou por meio do e-mail [email protected]. Eles encaminharão o boleto para um voluntário e depois, te enviarão o comprovante.
Apoio do esporte
Times de futebol como Flamengo, Ceará, Fortaleza, Bahia, Paysandu, Vasco e Corinthians também mobilizaram os torcedores nas redes sociais para aderir a iniciativa.
Fonte: T5
Créditos: T5