Por causa da pandemia do novo coronavírus, o mês de junho deve ser diferente para os católicos, que costumam festejar e homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro com o acendimento das tradicionais fogueiras, que já fazem parte do calendário anual dos fiéis. É que a fumaça provocada pelas fogueiras pode piorar os sintomas das doenças respiratórias, inclusive de quem está com a Covid-19.
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) deve apresentar, nos próximos dias, orientações para que moradores da Capital evitem o acendimento de fogueiras nesta época. Os especialistas apontam que os efeitos da fumaça no organismo das pessoas podem funcionar como uma porta de entrada para diversas infecções, inclusive para o coronavírus.
O Governo do Estado também aponta a mesma diretriz. “Nossa recomendação no momento é que as festividades de São João e suas atividades culturais sejam postergadas enquanto estivermos na vigência da fase mais difícil da Pandemia no Estado como atravessamos agora”, confirmou secretário executivo de saúde do estado, Daniel Beltrami.
As orientações da PMJP devem ser aplicadas através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que deve emitir recomendações após ouvir a Procuradoria-Geral do Município e o Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba