Para atrair anunciantes, a Globo resolveu seguir a mesma linha da Record e passou a dar um super desconto no dia de menor audiência na TV: o sábado. Com essa decisão, a emissora abriu mão de milhões com seus programas do horário nobre, como Jornal Nacional e a novela das nove.
Nos últimos tempos, a Globo separou a audiência de suas principais atrações do horário nobre e as médias semanais passaram a ser contadas de segunda a sexta-feira, deixando o sábado em uma outra contagem. Isso porque, a emissora decidiu diferenciar os preços de anúncios de alguns programas no dia em que menos pessoas assistem TV.
Os descontos para anunciar nas atrações diárias da Globo aos sábados variam de R$ 76 mil a R$ 158 mil. A decisão se explica pelo fato dos programas registrarem audiência inferior neste dia da semana, já que o número de pessoas em casa é menor.
A novela das nove tem o maior desconto. Para anunciar por trinta segundos nos intervalos da atração de maior audiência da TV de segunda a sexta, o anunciante terá que desembolsar R$ 831.900. Enquanto quem compra um espaço no sábado, pagará R$ 674.200.
No mesmo comparativo, o preço para anunciar no Jornal Nacional cai de R$ 847.900 para R$ 725.400 (é o segundo maior desconto). A novela das sete da Globo tem uma queda de R$ 514.700 para R$ 413.800. Já a trama das seis passa de R$ 380.500 para R$ 304.600.
Essa linha que a Globo adotou é a mesma que a Record segue há anos. As edições de sábado do Cidade Alerta e Jornal da Record não ganharam a nomenclatura “especial” à toa. Os relatórios de audiência aparecem separados e os preços dos anúncios são diferenciados para atrair anunciantes em um dia de menor público em frente à TV.
Fonte: TV Foco
Créditos: Polêmica Paraíba