Por unanimidade, o diretório municipal do PT decidiu por ter uma candidatura própria em João Pessoa nas eleições 2020. A reunião foi realizada por videoconferência, na última segunda-feira (11). Em contato com a redação do Polêmica Paraíba nesta terça-feira (12), a presidente do PT-JP, Giucélia Figueiredo afirmou que o encontro virtual foi bastante participativo.
“Fizemos uma reunião importante, participativa com todos os membros do nosso diretório, com vereadores como Marcos Henriques, Sandra Marrocos, com o Anísio Maia, tivemos também representantes do deputado Frei Anastácio, representante do secretário Luiz Couto. Já vinhamos acumulando esse debate, era um objetivo do PT e ontem foi deliberada por unanimidade a proposta. O PT tem suas regras democráticas, nomes valorosos para colocar nesse processo… o fato político mesmo é que teremos um prefeito ou prefeita”.
Questionada sobre os possíveis nomes para a disputa política, Giucélia afirmou que Luiz Couto, Anisio Maia e vereadores são personalidades importantes e estão no debate. Ela disse ainda que houve na pauta o seu nome, “meu nome também é cogitado, mas o processo de decisão de quem vai ser ainda estamos amadurecendo. A grande decisão é que vamos estar trabalhando no campo democrático popular, dialogando com paridos de esquerda para construir um programa de governo alternativo, que possa conquistar as mentes e os corações do povo de João Pessoa”.
Veja a resolução:
Partido dos Trabalhadores – PT Diretório Municipal de João Pessoa
Resolução política
O Partido dos Trabalhadores, reunido virtualmente nesta data e considerando:
– Que o nosso partido, nacionalmente, definiu por estabelecer como prioridade nas eleições municipais o lançamento de candidaturas próprias na maioria das capitais brasileiras e em especial, as nordestinas;
– Que a prioridade da sociedade neste momento é a luta contra a pandemia do Coronavírus, contra a qual devemos envidar amplos esforços, principalmente o fortalecimento e endurecimento do isolamento social, no cuidado com as vítimas e no suporte econômico e social aos que mais necessitam.
– Que as ações de combate a pandemia podem necessariamente ocorrer sem prejuízo da preparação das eleições que se avizinham;
– Que a atual crise sanitária que atinge o Brasil e o mundo demonstram, com muita nitidez, a incapacidade do modelo de desenvolvimento baseado no livre-mercado e no Estado Mínimo, em garantir a necessária proteção social às pessoas, impondo o debate de novos paradigmas para as gestões municipais;
– Que no pleito deste ano devemos lutar para derrotar Bolsonaro e seu governo, defender o povo, a soberania e a democracia, com liberdade plena para Lula. Fora Bolsonaro e a política neoliberal!
– Que as eleições de 2020 serão uma grande oportunidade para o PT debater com a sociedade brasileira, resgatar nosso legado no município, dos grandes investimentos de Lula e Dilma nas cidades e conquistar governos que ajudem a apontar o caminho futuro para o desenvolvimento local e o resgate do projeto de governo popular iniciado com Lula, em 2003.
Resolve:
– Aprovar o lançamento de candidatura própria a prefeitura de João Pessoa;
– Iniciar a construção de um programa de governo, baseado no Modo Petista de Governar, voltado a classe trabalhadora e à maioria do povo, visando resgatar o papel social do Estado e das políticas públicas, na perspectiva da inclusão social, da igualdade/equidade e do respeito à diversidade humana. Este programa de governo deve procurar apontar para um novo paradigma de gestão pública, que coloque a valorização das pessoas e do meio ambiente no centro dos objetivos governamentais e não o lucro privado e os valores mercantis, com participação e transparência.
– Estabelecer que a definição de nomes para compor a chapa como candidato ou candidata a prefeito ou prefeita e vice e da política de alianças serão conduzidas por este diretório, conforme deliberação da Direção Nacional.
João Pessoa, 11 de maio de 2020
Giucélia Figueiredo
Presidenta
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba