Mensagens de áudio atribuídas a tripulantes do Navio Stena Premium, atracado no Porto de Cabedelo, trazem pedidos de socorro, denunciando a inércia das autoridades sanitárias e supostas ameaças de prisão. Nas gravações é feito o apelo por medidas urgentes e concretas por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e do Governo Federal.
O navio chegou à Cidade Portuária com seis tripulantes apresentando sintomas de contaminação pelo Coronavírus, mas de acordo com as mensagens compartilhadas, esse número chega a oito e o relato é que o clima a bordo é “muito ruim”, sem qualquer assistência.
Um suposto tripulante afirma que os que foram realizar os exames e deram positivo, retornaram por determinação das autoridades que teriam chegado a ameaçar de prisão os que estavam contaminados, caso não aceitassem retornar à embarcação para o isolamento.
De acordo com a Companhia Docas da Paraíba, o navio petroleiro Stena Premium, que tem bandeira das ilhas Bermudas, saiu da cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte e atracou no último dia 27 de abril.
Um dos tripulantes, um filipino, apresentou piora no quadro sintomático e precisou ser levado a um hospital particular de João Pessoa. A Companhia Docas esclareceu que o atendimento a ele obedece todo o protocolo definido pela Secretaria Estadual da Saúde.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba