Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado deu detalhes de como vai funcionar a plataforma de ensino à distância voltada a mais de 240 mil estudantes da rede estadual, que foi aberta nesta segunda-feira (27).
O “Paraíba Educa” vai funcionar em três plataformas: site na internet pela ferramenta “Google Classroom”, aplicativo para smartphone e videoaulas veiculadas pela TV Assembleia.
O novo sistema também vai contemplar estudantes que não tem acesso à internet, seja por falta de condições de pagar pelo serviço ou pela falta de sinal em algumas localidades.
Para resolver o problema dos alunos de baixa renda, Cláudio Furtado afirmou que a Secretaria Estadual de Educação fez um acordo com as operadoras de telefonia para liberar os dados necessários para utilização do aplicativo móvel.
Com relação aos estudantes que moram em locais onde o sinal de internet não alcança, devem ser disponibilizados materiais impressos para garantir o acesso aos conteúdos.
O secretário também comentou sobre a situação dos alunos que estão participando do programa de intercâmbio do Governo do Estado, o Giramundo.
De acordo com ele, nenhum dos estudantes que estão na Argentina, Espanha, Canadá e Reino Unido foi atingido pela Covid-19.
Os alunos que estão na Argentina e na Espanha estão retornando nos próximos dias, a depender apenas da logística de retorno deles.
Já os que estão no Canadá e no Reino Unido estão sendo constantemente monitorados.
Questionado sobre um possível retorno às aulas, o gestor disse que prefere aguardar os direcionamentos da Organização Mundial de Saúde e do governador João Azevêdo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba