Justiça considera irregular pesquisa da Tambaú

A juíza da 70ª Zona Eleitoral, Túlia Gomes, concedeu liminar considerando irregular e proibiu a divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto Exatta e publicada pela TV Tambaú na última semana. A sentença, proferida nesta terça-feira (11), foi resultado de uma representação da coligação “Unidos por João Pessoa”, do candidato Luciano Cartaxo.

Além de números questionáveis, que contrariavam todas as outras amostras apresentadas, a pesquisa Exatta pecava por apresentar falhas formais. Na ação, a equipe jurídica de Luciano apontou a inexistência da área fixa de realização da coleta, percentuais sexo, idade e grau de instrução. Além disso, a empresa não expôs formulários de consulta, plano amostral ou qualquer atestado da idoneidade de sua atuação.

“A pesquisa possuía erros gritantes e refletia uma realidade que claramente não existe nas ruas”, declarou o advogado Rodrigo Farias, coordenador jurídico da coligação. O candidato a vice-prefeito, Nonato Bandeira, denunciou de imediato uma grande armação, que definiu como “picaretagem”. “Embora a gente tenha uma certa experiência na leitura de números de pesquisas, essa nem precisava de conhecimento técnico para detectar as irregularidades primárias na amostragem, como a ausência das variáveis sexo, idade, renda e escolaridade. Não acusei nenhuma coligação formalmente de estar por trás da armação, mas de imediato, os presidentes estadual e municipal do PSB vestiram a carapuça e defenderam a pesquisa. Coincidentemente, a amostragem rebaixava os índices de Luciano, que está em curva ascendente, igualando-o à candidata do governador, que é do PSB”, afirmou Nonato.

O candidato a vice-prefeito da coligação ‘Unidos por João Pessoa’ disse que o lamentável nisso tudo foi uma empresa como a TV Tambaú prestar-se a desempenhar um papel como esse, pois “todos sabem que hoje Luciano já disputa o primeiro lugar, independente de pesquisas, e sim pela vontade popular. A gente sente, a gente ouve, a gente vê. Onde vamos somos muito bem recebidos. Pelas propostas, pela postura, pelas ideias, pelo equilíbrio do candidato e também pelo apoio decisivo do prefeito Luciano Agra, que tem 70% de aprovação”.

Os números da Exatta contrariaram o cenário que tem sido comumente apresentado pelos demais institutos, em que o candidato Luciano Cartaxo tem alcançado os primeiros colocados. Os dados traziam o candidato Cícero disparado na liderança e ainda mostrava um empate entre Luciano Cartaxo (PT) e Estelizabel Bezerra (PSB), que normalmente aparece em quarto lugar, bem atrás dos demais concorrentes.