Deputado Federal Manoel Junior compõe conselho do Ministério das Comunicações

O deputado federal Manoel Junior (PMDB) foi indicado pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), para compor o Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações. Manoel Junior preside a Subcomissão Especial de Rádio Digital ligada à Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, que entre outras atribuições apontará o modelo de rádio digital que mais se adapta ao Brasil.

Duas tecnologias estão sendo avaliadas pelo Ministério das Comunicações: a norte-americana (IBOC) e a europeia (DRM).

Manoel Junior informou que o sistema que o Brasil vai adotar será definido ainda este ano. A subcomissão, da qual ele é presidente, está estudando as diferenças entre os dois sistemas, analisando os obstáculos de ordem técnica e conhecendo as possibilidades de se criar uma tecnologia nacional com base em um desses sistemas. O relatório final desse estudo deverá ser publicado nos próximos 90 dias.

“Eu não posso antecipar os dados conclusivos do relatório, mas ele será feito com muita seriedade”, disse o deputado Manoel Junior, que visitou estações de rádio nos Estados Unidos e na Alemanha para conhecer como funcionam os dois sistemas. “O sistema que o Brasil vai adotar, seja ele americano, europeu ou mesmo um sistema misto, será definido ainda este ano”, afirmou.