O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), prorrogou, por meio de decreto publicado neste domingo (19), as medidas para enfrentamento ao Coronavírus durante mais 15 dias, dentre elas, a reabertura parcial de alguns estabelecimentos comerciais, mediante restrições.
Estão autorizadas a funcionar empresas que comercializem produtos médico-hospitalares, órteses e próteses, porém apenas no sistema de entrega em domicílio e/ou como ponto de retirada de mercadorias mediante atendimento, sendo proibida a a aglomeração de pessoas.
Também estão autorizadas a funcionar no município as concessionárias de veículos novos e usados, também sendo proibidas aglomerações e filas e respeitando-se o horário habitual de funcionamento.
Esses estabelecimentos estão obrigados, ainda de acordo com o decreto, a fornecer máscaras para todos os funcionários, prestadores de serviço, colaboradores e clientes.
O gestor também definiu regras para a realização de velórios e enterros em casos de óbitos decorrentes da COVID-19 e também em casos considerados suspeitos.
Não será permitido o velório e o enterro poderá ser acompanhado por até 5 (cinco) parentes que não tenham tido contato com a pessoa falecida e estejam assintomáticas nos 14 dias que antecedem o óbito. Já os idosos com mais de 60 (sessenta) anos, as pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de terem contraído a COVID-19, não devem comparecer ao cemitério. O decreto proíbe ainda o procedimento de preparação do cadáver, conhecido como tanatopraxia.
Fonte: Com Diário do Sertão
Créditos: Com Diário do Sertão