Primeiras-damas se engajam na campanha

A figura da primeira-dama sempre chama a atenção dos eleitores e nas eleições deste ano em Campina Grande as cinco ‘candidatas’ ao posto pretendem se engajar na campanha eleitoral e já apresentam projetos para colaborar na gestão. As esposas de Romero Rodrigues (PSDB), Guilherme Almeida (PSC), Artur Bolinha (PTB), Sizenando Leal (PSOL) e Alexandre Almeida (PT) marcam presença nos eventos de rua e garantem dar apoio aos maridos para enfrentar os embates da política.

A médica Micheline Moura, casada com Romero Rodrigues há 17 anos, tenta conciliar a agenda do marido com a vida profissional. “Exerço minha profissão em tempo integral. Meu envolvimento maior é na época de campanha. Nos eventos maiores sempre estou presente e onde ele não pode estar eu vou para representá-lo”, comenta.

Micheline afirma que é sempre consultada pelo deputado federal e candidato a prefeito quando o assunto é saúde. “Atendo pelo SUS e tenho sentido na pele o sofrimento dos pacientes e pretendo cobrar do prefeito uma atenção específica para eles.

Venho conversando com a classe médica para trazer sugestões para o plano de governo de Romero”, afirma. O casal tem dois filhos, Vitor e Vitória. “O apoio da família é fundamental nesse momento”, completa Micheline.

Já para Liliane Tomaz Almeida, o primeiro contato com o mundo da política aconteceu através do marido, o deputado estadual e candidato a prefeito Guilherme Almeida (PSC). “Minha família não tem tradição em política, meus pais trabalham como profissionais liberais e nunca tinha convivido com política antes de conhecer Guilherme. Acho difícil, mas por ele eu faço”, afirma Lila, como é carinhosamente chamada pelos amigos e correligionários.

Casada há 24 anos, Liliane participa das campanhas desde a primeira eleição disputada por Almeida e promete intensificar o ritmo até outubro. “Pela pessoa que ele é, pelo pai, marido e cidadão, não tem como deixar acreditar e participar, seria uma injustiça se eu não apoiasse”, garante. Na gestão, ela pretende participar de projetos sociais que unam artesanato e reciclagem, bem como atuar em prol da educação. Guilherme e Liliane tem dois filhos, Natália e Bernardo.

No caso da advogada Mariana Arruda, de 27 anos, toda rotina foi alterada desde que seu marido Artur Almeida (PTB) lançou candidatura a prefeito. “Me dedico mais à família e ao trabalho na loja, mas agora minha rotina foi totalmente alterada. Faço parte da coordenação geral de campanha. Participo de todas as reuniões e coordeno a divulgação”, conta. Casada há cinco anos, ela vai a todos os comícios, caminhadas e na campanha ‘corpo a corpo’ com os eleitores.

Mariana pretende ser uma primeira-dama atuante e envolvida com questões sociais. “Tenho uma vontade muito grande de ajudar, principalmente na parte social e na arborização da cidade”, promete. Ela afirma que a participação é incentivada pelo marido. “O papel da esposa não pode ser de mera figuração, a gente tem de contribuir. Artur é muito aberto e sempre pede sugestões”, afirma. O casal tem dois filhos pequenos, Mariah e Rafael.