Ricardo e PSB apoiam 202 prefeitáveis na Paraíba

Na reta final da disputa eleitoral, a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB) está se tornando cada vez mais frequente nas campanhas para prefeito na Paraíba, seja em participações diretas do socialista em eventos de rua ou em gravações para o guia eleitoral no rádio e TV. Faltando pouco mais de um mês para o pleito de 7 de outubro, a ‘maratona’ está sendo intensificada, já que Ricardo e seu partido, o PSB, apoiam 202 candidatos a prefeito em todo o Estado.

O PSB lançou candidatura própria a prefeito em 86 cidades do Estado, sendo 26 delas em chapas ‘puro sangue’, ou seja, com prefeito e vice-prefeito da mesma legenda. O objetivo do PSB é ampliar a presença do partido no Estado, que nas eleições municipais de 2008 elegeu 11 prefeitos, e para 2012, conseguir eleger pelo menos metade dos prefeitáveis.

O PSB participa ainda de outras 31 chapas majoritárias encabeçadas por outros partidos, indicando os candidatos a vice. A maior parte das alianças foi ‘costurada’ com partidos da base aliada. O PSDB do senador Cássio Cunha Lima lidera a lista com nove prefeitáveis com candidatos a vice do partido do governador. O PSB ainda integra coligações de outros 18 prefeitáveis tucanos.

Os candidatos do PSD, partido do vice-governador Rômulo Gouveia, também contam com o apoio do PSB em 26 municípios, sendo sete com socialistas na vaga de vice. A dobradinha PSB-DEM firmada na disputa eleitoral da capital também se repete pelo interior. O PSB apoia 21 candidaturas do Democratas, indicando o vice em Patos e de outros dois prefeitáveis do DEM em Quixaba e Brejo dos Santos.

Nas três maiores cidades do Sertão, o governador subiu no palanque de três candidatos do DEM. Em Sousa, Ricardo já participou de dois comícios do candidato Lindolfo Pires (DEM). Já em Patos, Ricardo anunciou apoio a Dinaldinho, que tem como companheiro de chapa o vice Bonifácio Medeiros (PSB). Já em Cajazeiras, quem tem o apoio dele é Carlos Antônio (DEM).

No interior, até filiados a partidos de oposição ao governo estadual estão recebendo o apoio de Ricardo. É o caso do candidato do PT em Serra Branca, Ednaildo Saraiva. “Quero trabalhar ainda mais pelo município, mas para isso a cidade precisa ter um prefeito que esteja em sintonia com o governo estadual e que Ednaildo é a pessoa certa para isso”, afirmou Coutinho ao participar de evento da campanha petista no último dia 3 de setembro.

Já em Campina Grande, o PSB integra a coligação do candidato Romero Rodrigues (PSDB), embora ainda não haja confirmação sobre a participação do governador na campanha campinense. Em Cabedelo, o candidato do PSB é o presidente do diretório municipal, Welington Brito. “Sou o candidato do governador, que tem grande aprovação em Cabedelo”, disse Brito.