Leia nota

Dom Aldo será sepultado em Fortaleza e restos mortais serão trazidos para João Pessoa 'em tempo oportuno', diz Arquidiocese

A Arquidiocese da Paraíba confirmou, nesta quarta-feira (15), que o corpo do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, que morreu na tarde desta terça-feira (14) aos 71 anos de idade, será sepultado em Fortaleza seguindo todas as recomendações das autoridades públicas de saúde.

A Arquidiocese da Paraíba confirmou, nesta quarta-feira (15), que o corpo do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, que morreu na tarde desta terça-feira (14) aos 71 anos de idade, será sepultado em Fortaleza seguindo todas as recomendações das autoridades públicas de saúde. Os restos mortais do religioso será trazido para João Pessoa, Capital da Paraíba, após a pandemia, segundo a nota assinada pelo arcebispo Dom Manoel Delson.

Conforme o documento,”o corpo será sepultado na cidade de Fortaleza no maosuléu da Congregação dos Sacramentinos, na Igreja de São Benedito. No tempo oportuno, seus restos mortais serão transladados para a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves em João Pessoa”, diz. (Leia abaixo)

O resultado do exame que vai dizer se Dom Aldo Pagotto tinha a Covid-19 será divulgado hoje à tarde.

Dom Aldo Pagotto estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Fortaleza, no Ceará, com suspeita de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Ele lutava contra um câncer há pouco mais de dois anos.

Por meio de nota, a Arquidiocese lamentou o falecimento do arcebispo emérito. “Com profundo pesar, comunica o falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom aldo di Cillo Pagotto, ocorrido às 15h desta terça-feira, dia 14 de abril de 2020. Há suspeitas de que o religioso tenha sido infectado pelo coronavírus, mas esta informação ainda não foi confirmada”, diz.

Sob alegação de motivos de saúde, Dom Aldo Pagotto renunciou ao cargo de arcebispo no ano de 2016. Ele respondia a acusações de encobrir casos de abuso sexual no seio da Igreja, supostamente cometidos por padres católicos. O caso, no entanto, foi arquivado no ano seguinte.

Leia nota

COMUNICADO AO POVO DE DEUS

Acerca do sepultamento de Dom Aldo Di Cillo Pagotto, sss, Arcebispo Emérito da Paraíba

Dom Aldo faleceu ontem, em Fortaleza, aos 14 de abril de 2020, onde residia, com os seus irmãos da Congregação dos Sacramentinos. É previsto que as exéquias e o sepultamento do Bispo Diocesano sejam celebrados naquela onde foi a sua última Igreja Catedral (Cf. Câns. 1178 e 1242, CIC). Contudo, considerando a situação atual de pandemia do Covid-19, com a exigência do isolamento social e a consequente proibição de aglomerações por parte das autoridades sanitárias e governamentais; para salvaguardar a vida das pessoas e evitar a transmissão do novo coronavírus, eu, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., Arcebispo Metropolitano da Paraíba e o Pe. Marcelo Carlos da Silva, Provincial da Congregação do Santíssimo Sacramento, Província Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, Brasil-Argentina-Chile; DECIDIMOS que o corpo de Dom Aldo Di Cillo Pagotto será sepultado na cidade de Fortaleza no maosuléu da Congregação dos Sacramentinos, na Igreja de São Benedito. No tempo oportuno, seus restos mortais serão transladados para a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves em João Pessoa.

Nós cremos na Ressurreição e sabemos que o destino dos que acreditam em Cristo Ressuscitado é participar Nele da vida Eterna. Dom Aldo repousa agora na Paz do Cristo.

Dai-lhe Senhor o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz.

Descanse em paz. Amém!

† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba