“É a minha base”, respondeu Thelma. “Isso é barro, pô!”, insistiu Gizelly. “Tem hora que eu tiro a maquiagem, mas tem horas que não dá”, justificou Thelma, visivelmente sem graça. “O que é isso, Thelminha?”, ainda provocou Gizelly. “E a minha base. A minha base é marrom” (assista clicando abaixo).
A GIZELLY DEBOCHANDO DA THELMA FALANDO QUE ELA PASSA BARRO NA CARA, E A THELMA FALANDO QUE É A COR DA BASE DELA….
MDS QUE NOJO DESSE VIDEO 🤮🤮 #BBB20 pic.twitter.com/mkBDx44ph2
— ؘ (@oppscausey) April 3, 2020
Por causa do diálogo, a web levou a questão a um dos assuntos mais comentados do Twitter. Preta Gil se manifestou, indignada: “Até quando vamos ter que escutar isso?? Nossa base não é barro, não, meu amor. Somos Pretas!!!”, escreveu a cantora.
No Twitter, as hashtags “barro” e “fora Gizelly” ficaram entre os 10 mais citados tanto no Brasil como no mundo. A equipe que administra as redes sociais de Thelma postou um comunicado sobre o ocorrido.
“Precisamos lutar, antes de tudo, para que toda a sociedade conheça o problema que é o racismo. Somente assim conseguiremos enfrentá-lo com recursos e longo prazo, com políticas de Estado e compromisso de todos. Para criar e gerir as políticas de modo eficiente, é importante conhecer o racismo em detalhes, saber onde ele está, como atua e seus efeitos sobre as pessoas”, começava o texto.
“Não estamos passando pano e muito menos ameninzando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala. Assim como condenamos falas racistas de outros participantes, não estamos deixando passar a fala da Gizelly, mesmo as duas sendo amigas lá dentro. É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento”, terminava o comunicado.
Recentemente, Thelma foi alvo de um episódio racista e Quem falou com Denis Santos, marido da sister, sobre o empresário Rodrigo Branco. Durante uma live com a influenciadora digital Ju de Paulla, disse que ”torcer por Thelma é racismo” e que a torcida da sister existe apenas porque ”ela é negra coitada”.
Rodrigo também falou sobre a jornalista Maju Coutinho: ”É a mesma coisa que falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, é horrível. Eu assisti hoje e ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor. Ela não tem uma carreira, ela nunca foi repórter de campo, ela fala tudo errado e eu como diretor de TV, vou te falar, ela lê o TP errado”.
Os responsáveis pelo perfil de Thelma deixaram claro que a fala reproduz um discurso de racismo estrutural, e que é importante chamar a atenção de Gizelly mesmo as duas sendo amigas dentro do confinamento. “Mais cedo Gizelly teve uma fala que se enquadra como racismo estrutural, apesar de afirmar que não é pela cor e sim pela quantidade da base que Thelma usa, ainda assim é uma fala racista. Infelizmente temos no nosso vocabulário várias palavras que são racistas e nem todo mundo sabe, como ‘denegrir’ e ‘criado mudo’, a chave para a luta contra isso é a educação e o debate saudável”, escreveu o administrador do perfil de Thelma.