Um grupo de empresários de Campina Grande criou uma campanha, junto à sociedade, para arrecadação de dinheiro para aquisição de respiradores para os hospitais públicos da cidade. Além disso, eles têm arrecadado outros insumos de proteção individual para os profissionais de saúde, como luvas, máscaras, protetores faciais e outros.
Foi a solidariedade e o enfrentamento ao novo coronavírus que os uniu nessa frente.
De acordo com o empresário Renan Felipe Cardoso Lucas, o projeto começou no dia 16 de março, após uma conversa entre os empreendedores de como a iniciativa privada poderia contribuir para ajudar no enfrentamento da crise.
– Discutimos sobre o caso pandêmico e as consequências mais graves e observamos que muita gente estava morrendo, por dia, em outros países, e a principal causa era o colapso do sistema de saúde e a deficiência de leitos em relação ao número de internações e a ausência do principal equipamento para o tratamento dos casos graves do Covid-19, que era um número insuficiente de respiradores. Os médicos da Itália a todo momento faziam uma escolha e decidiam quem salvariam ou quem deixariam para morrer. Então, se a gente, no pior cenário possível, tivermos a maior quantidade de leitos de UTIs e de respiradores no sistema de saúde local, a gente consegue salvar mais vidas. Foi esse o princípio da ideia e, daí, fomos convidando amigos empresários e nos organizando em grupo maior como voluntários. A FAP também se juntou a nós e criou várias frentes da campanha, e já recebemos vários insumos – contou, durante entrevista à Rádio Campina FM.
A dificuldade dos empresários é encontrar os aparelhos com pronta entrega no mercado. Devido à grande demanda no mundo, o produto está escasso no mercado nacional.
Renan Felipe ainda disse que, dentre as ações, o jogador campinense Hulk realizou a doação de um respirador novo e completo para a Fundação Assistencial da Paraíba e, de lá para cá, os empresários voluntários já conseguiram vários outros equipamentos.
– Já conseguimos uma dezena de outros respiradores usados, mas garimpando no mercado, com donos de hospitais, empresas de equipamentos hospitalares e, com a soma de tudo isso, estamos conseguindo ajudar bastante o sistema de saúde da cidade que também atende a muitos outros municípios – declarou.
O empresário ainda disse que a equipe já conseguiu entregar à FAP 11 respiradores, entre comprados, doados e alugados. A campanha já arrecadou mais de R$ 300 mil, além de outros insumos.
– Já arrecadamos mais de R$ 300 mil e já perdemos as contas da quantidade de doações que estamos recebendo. Estamos preparando uma prestação de contas à sociedade. Os interessados em fazer parte dessa ação podem entrar em contato através do Instagram @sos_respiradorescg e lá vai encontrar todas as informações sobre a campanha. Temos vários conteúdos interessantes mostrando a chegada dos respiradores, conserto deles, produção de EPIs e outras informações – disse.
Fonte: Paraíba Online
Créditos: Polêmica Paraíba