Carlos Antônio lidera a disputa em Cajazeiras

O ex-prefeito Carlos Antônio (DEM) lidera a corrida eleitoral na cidade de Cajazeiras, segundo mostra a pesquisa Ipespe. Ele aparece com 48% na pesquisa estimulada, enquanto que o seu principal adversário, o prefeito Carlos Rafael (PTB), se apresenta com 37% das intenções de voto. O terceiro colocado, Gildemar Pontes (PSOL), obteve apenas 1%.

Os votos brancos e nulos somam 4%. Os que não sabem ou não responderam totalizam 9%. A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o número 00047/2012. É a primeira que o Ipespe realiza sobre a disputa pela Prefeitura de Cajazeiras. A amostra foi feita com 500 eleitores do município.

Carlos Antônio tenta governar a cidade pela terceira vez. Ele foi vitorioso nas eleições de 2000 e 2004. Na primeira eleição, ele derrotou o ex-prefeito Vituriano de Abreu e, no pleito seguinte, venceu Leo Abreu, filho de Vituriano. Nas eleições deste ano, ele teve a candidatura indeferida com base na Lei da Ficha Limpa, por causa de contas rejeitadas. Seus advogados vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Carlos Rafael foi eleito vice-prefeito de Cajazeiras nas eleições de 2008, na chapa de Leo Abreu. Ele se efetivou no cargo de prefeito com a renúncia do titular, em maio de 2011. Na disputa deste ano, ele tem como candidato a vice na sua chapa o jornalista Adjamilton Pereira (PMDB). O vice de Carlos Antônio é o advogado Junior Araújo (PDT).

Na pesquisa Ipespe, Carlos Antônio está melhor colocado entre os homens (51%), entre os eleitores com 16 e 24 anos (51%), com até a 4ª série do fundamental (53%) e renda mensal até um salário mínimo (56%).