A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, usou uma reportagem divulgada pelo Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo (3) para promover nas redes sociais o programa proposto por ela que prega a abstinência sexual entre os jovens.
“O Fantástico repercutiu há pouco a campanha de prevenção à gravidez na adolescência, que o governo @jairbolsonaro lança amanhã. Polêmicas à parte, colocamos o Brasil para discutir o tema”, tuitou Damares, comemorando o espaço em horário nobre na emissora da família Marinho.
Segundo ela, as críticas dos “veículos de comunicação” focam na medida como a única proposta pelo Ministério.
“A proposta do governo é um “plus”, um “upgrade” na atual política que prega o uso de contraceptivos. O uso de preservativos vai continuar sendo estimulado. Isso não vai mudar”, disse.
O Fantástico repercutiu há pouco a campanha de prevenção à gravidez na adolescência, que o governo @jairbolsonaro lança amanhã. Polêmicas à parte, colocamos o Brasil para discutir o tema. Esperamos agora que os pais finalmente conversem sobre isso com os filhos. #tudotemseutempo
— Damares Alves (@DamaresAlves) February 3, 2020
Especialistas
Na reportagem, o Fantástico ouviu a sociedade brasileiro de pediatria, que afirma que embora teoricamente “protetoras”, as intenções de abstinência geralmente falham e não são eficazes para retardar o início das relações sexuais ou alterar comportamentos de risco.
O Fantástico cita ainda um estudo feito nos EUA, que concluiu que onde a abstinência era a principal política, o número de casos de gravidez adolescente aumentou.
Segundo a reportagem, no Brasil, a cada mil mulheres de até 19 anos, 62 estão grávidas.
Fonte: Revista Fórum
Créditos: Polêmica Paraíba