Cerca de 200 profissionais da área técnica do SENAI da Paraíba participaram nesta terça-feira, 28/01, da programação do III Workshop de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande.
Durante a programação, foram realizadas palestras e oficinas com o objetivo de propiciar ações colaborativas e o fortalecimento das metodologias de trabalho da instituição, e os participantes (gestores, coordenadores, instrutores, supervisores e consultores) vivenciaram na prática os desafios educacionais, buscando soluções em tecnologia e inovação, alinhadas com o futuro do mercado de trabalho.
Foram debatidos através de palestras temas como os avanços da Metodologia SENAI de Educação Profissional, o projeto SENAI LAB, e os modelos de negócios com foco na sustentabilidade em Serviços de Tecnologia e Inovação. Mas o ponto alto do evento foi a palestra magna, sobre o “Desenvolvimento de competências para o futuro do Trabalho” proferida por Luiz Aurélio Chamlian, que aplicou a dinâmica Heart Bike ou Bicicleta do Coração, onde os participantes divididos em grupos, tiveram que montar 40 bicicletas no intervalo de 1 hora e 20 minutos e que foram doadas para crianças carentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social de Campina Grande.
“O objetivo dessa dinâmica é fazer com que as pessoas montem a bicicleta, respeitando prazos e ferramentas. E todo esse desenvolvimento de competências, no final é resgatado, eles trabalham em equipe, se comunicam, compartilham, se conectam com as peças, e buscam o tempo todo solucionar problemas para que a entrega aconteça no prazo estipulado, sempre buscando a qualidade nesse tempo que eles têm disponível para fazer a atividade. Trabalhamos conceitos como planejamento, comunicação, confiança, compartilhamento, consciência, coragem, criatividade, e exploramos a teoria dos 12 Cs do ciclo do sucesso, que é embasada no comportamento humano. E no final encerramos com uma ação social, um exercício de responsabilidade social, onde impactamos os participantes com a doação das bicicletas para as crianças carentes”, explicou Luiz Aurélio Chamlian, consultor responsável pela criação da dinâmica que já foi implantada em empresas no Brasil e vários países do mundo
O gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI, Janildo Sales, ressaltou a importância da atividade. “Dentro da programação do Workshop, considero que um dos aspectos mais importantes diz respeito a Responsabilidade Social, que uma instituição como o SENAI não pode jamais deixar de pensar. Então aproveitamos esse momento para trabalhar a Metodologia SENAI de Educação Profissional na teoria e na prática, onde construímos 40 bicicletas, de forma planejada, seguindo os norteadores e diretrizes da nossa metodologia de educação profissional pelos nossos técnicos, e logo que foram montadas, elas foram testadas e presenteamos 40 crianças com faixa etária de 6 até 9 anos de idade, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Campina Grande, foi um momento emocionante, o ápice do Workshop, porque cumprimos nosso papel de educador, seguindo as orientações da diretora regional, Marinalda Adjuto, que tem nos norteado e orientado para que pensemos Educação, Tecnologia e Inovação sem deixar de ter um viés voltado a Responsabilidade Social, como o nosso próprio propósito diz Contribuir para a Sustentabilidade da Indústria Paraibana atuando como agente transformador da Sociedade. Então hoje, nós proporcionamos para nossos colaboradores, conhecimentos técnicos, mas também uma reflexão sobre a empatia humana, e a Responsabilidade Social”, comentou.
Luiz Henrique, de sete anos, mora no bairro São Januário, e bastante surpreso, falou sobre o presente que ganhou do SENAI. “Sempre quis ganhar uma bicicleta, mas minha família nunca pode me dar. Hoje tive essa alegria, e vou poder me divertir, junto com meus irmãos. Estou muito feliz, disse o menino após receber a bicicleta”.
Josenildo Vieira, Instrutor da área de Construção Civil, do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, ajudou a montar a bicicleta, e falou da oportunidade de proporcionar essa alegria para as crianças beneficiadas pela doação.
“Participar desse Workshop, me proporcionou um dia de muito aprendizado, começamos 2020 trabalhando valores como a importância do trabalho em equipe, do planejamento e dos processos em nossas atividades em sala de aula. Mas essa dinâmica da bicicleta, foi um processo que me trouxe muitas reflexões e aprendizados que compartilharei com meus alunos, porque não podemos nos esquecer do próximo, em qualquer decisão que vamos tomar, e na sala de aula não é diferente”, ressaltou, Josenildo.
A programação do III Workshop de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação acontecerá até a próxima sexta-feira, 31/01, nas Unidades do SENAI, em João Pessoa, Campina Grande e Sousa.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria