Frequentadores de blocos do pré-carnaval do Rio relatam que passaram mal e perderam a consciência no último fim de semana após consumir bebidas compradas em ambulantes. Eles suspeitam que os vendedores colocaram alguma substância após abrirem garrafas.
Em entrevista ao G1, uma farmacêutica e um médico contaram que os vendedores agiram de forma suspeita ao se oferecerem para abrir garrafas de cerveja no ato da compra. Eles afirmaram que há as possibilidades de as bebidas já estarem adulteradas ou que a inclusão de substâncias químicas tenha ocorrido durante a abertura dos recipientes.
A farmacêutica Marcella Figueiredo, de 30 anos, foi para o bloco de carnaval Oi, Tavinho, na manhã deste sábado (18) em Santa Teresa, no Centro do Rio, mas depois de comprar a bebida com um ambulante, ela passou mal e desmaiou.
“Fui dar para meu amigo a cerveja para abrir e ele [o vendedor] disse ‘não, eu abro’, até meio esquisito. Pensei que fosse uma gentileza. Ele pegou da minha mão e abriu de uma maneira muito estranha, segurando no barbalho e tapando”, lembrou Marcella.
Após o desmaio, alguns amigos da farmacêutica a levaram para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Botafogo, na Zona Sul.
“Eu não conseguia sair do táxi porque estava apagada. Meus amigos me carregaram no colo. Estava com a pressão baixa e fiquei no soro. Fiquei desmaiada e tomei duas bolsas de soro até conseguir acordar. Quando eu acordei, não lembrava de nada”, contou a foliona.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, responsável pela UPA, confirmou que Marcela foi atendida na unidade hospitalar, onde ficou por cerca de 1h15. Ela foi medicada, apresentou melhora e recebeu alta. A farmacêutica diz que pretende registrar o caso na polícia nesta quarta.
Fotografia do ensaio da Orquestra Voadora em janeiro de 2020 — Foto: Reprodução Redes Sociais
Um caso parecido ocorreu no domingo (19) em um bairro vizinho de onde aconteceu o bloco Oi, Tavinho. Próximo aos Arcos da Lapa, também no Centro, um médico de 33 anos que não quis se identificar também passou mal após ingerir uma cerveja vendida por um ambulante, após seguir um cortejo de pessoas que acompanharam o ensaio do bloco Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo.
“Um ambulante ficou insistindo para comprar bebida com ele. Acabou que comprei com ele e realmente não lembro de receber a bebida aberta ou não. Depois de minutos eu não lembro de mais nada. Me falaram que eu joguei a bebida no chão e depois eu caí”, disse o médico.
Ele foi levado para a casa de um amigo e contou que não lembra como chegou até o local.
Nas redes sociais, circulam áudios relatando outros casos de pessoas que perderam a consciência após beber cervejas compradas de ambulantes durante o feriado.
Fonte: G1
Créditos: G1