Senador estimula a adoção de tecnologias para tratamento de esgotos e reúso da água

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reafirmou sua bandeira de luta ao lado da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) em prol da expansão de projetos que visem à implantação de núcleos de projetos para reutilização de água em munícipios paraibanos com até 50 mil habitantes.

O senador e a deputada federal comunicam a esses gestores municipais que seus gabinetes já estão à disposição para ajudar na elaboração de projetos para reutilização de água, que devem ser enviados até 30 de novembro, para a Agência Nacional das Águas (ANA) que fará uma seleção. A agência já conta com um orçamento de aproximadamente R$ 5 milhões, que serão transferidos por meio de contratos de repasse para os municípios selecionados.

Segundo Vital, podem participar da seleção ações de implantação de sistemas de reúso de água integrados aos de tratamento de esgoto que operam com eficiência satisfatória ou baixa. E também iniciativas de implantação de sistemas de reúso em municípios que não dispõem de tratamento de esgoto. “Os sistemas deverão ser capazes de produzir animais e vegetais para alimentação, bioenergia e/ou artesanato, procedendo, ao mesmo tempo, a melhoria dos efluentes. Além disso, as propostas deverão contemplar a adequada destinação do efluente do sistema de reúso com ações sustentáveis, como o aproveitamento em aquicultura ou irrigação de parques ou jardins, conforme as normas técnicas da seleção”, afirmou.

Contrapartida – Os municípios selecionados deverão arcar com uma contrapartida que varia entre 2% e 4% do valor total de recursos do projeto proposto – e não somente sobre os recursos solicitados à ANA. Além disso, a instituição participante da seleção deverá comprovar que os recursos estão assegurados em seu orçamento.