Secretaria de Segurança diz que homicídios caíram 6,2%, mas site do Governo desmente informação

Na última quinta-feira (09) a Secretaria de Segurança e Defesa Social divulgou através do site do Governo do Estado a notícia de que o número de homicídios teria caído 6,2% na Paraíba no primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Secretaria, nos primeiros seis meses de 2011 foram 322 mortes contra 283 em 2012. O site do Governo diz que a diferença é de 53 assassinatos. Os números seriam animadores se estivessem corretos. O erro mais evidente é matemático. Se no primeiro semestre de 201, foram 322 mortes, e no mesmo período de 2012 foram 283, a diferença é de 39 assassinatos e não de 53, como a Secretaria assegura. Mas o mais grave é que o número de homicídios também não é confiável. Quem dá informações diferente é o próprio site do Governo do Estado.

Em notícia publicada no dia 4 de junho mostra uma entrevista coletiva no Palácio da Redenção, onde o governador Ricardo Coutinho (PSB) apresentou um balanço da segurança publica. De acordo com os números divulgados, houve 667 assassinatos na Paraíba nos primeiros cinco meses de 2012. Apenas em maio, teriam sido registradas 104 mortes violentas. Comparando os números, se pode verificar que entre 4 de junho e 9 de agosto. Com o passar do tempo, ao invés de aumentar, o número de homicídios diminui e pelo menos 384 mortes sumiram das contas da Secretaria de Segurança. Para esclarecer os números contraditórios, a reportagem do Polêmica Paraíba tentou falar com o secretário Cláudio Lima pelo celular, mas o parelho estava desligado e a assessoria de imprensa informou que o secretário estava em uma reunião que não tinha hora para acabar.