Economia

Impulsionada por setor de serviços, economia da Paraíba cria 1.864 vagas de emprego em outubro

Impulsionada pelos setores de serviço e comércio, a economia da Paraíba registrou a criação de 1.864 vagas de emprego no mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (21). O estado teve uma variação positiva de 0,46%, ultrapassando a variação nacional, de 0,18%. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Já o país aumentou em 70,8 mil  os postos formais de trabalho no último mês. Segundo o Governo Federal, esse foi o melhor nível de abertura de postos de trabalho para outubro desde 2016, quando as admissões superaram as dispensas em 76.599.

Impulsionada pelos setores de serviço e comércio, a economia da Paraíba registrou a criação de 1.864 vagas de emprego com carteira assinada no mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (21). O estado teve uma variação positiva de 0,46%, ultrapassando a variação nacional, de 0,18%. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Conforme os dados divulgados, o setor de serviços foi o que mais cresceu, com 612 novas vagas, seguido do setor de comércio, com 466 vagas, e indústria de transformação, com 338 novas vagas. Em comparação com o mês de setembro, que registrou a criação de de 3.098 vagas de emprego, houve uma queda. Levando em consideração o mesmo período do ano passado, porém, houve um aumento de 625 vagas.

A Capital João Pessoa foi a cidade que mais registrou a criação de empregos, com 896 novos postos de trabalho. O município de Santa Rita, na região metropolitana, aparece em segundo lugar, com 290 vagas. A cidade de Campina Grande fez o caminho inverso e perdeu 72 vagas. O mercado de trabalho de Guarabira foi o que mais perdeu espaço, atingindo 61 postos a menos.

Dados nacionais

O país aumentou em 70,8 mil  os postos formais de trabalho no último mês. Segundo o Governo Federal, esse foi o melhor nível de abertura de postos de trabalho para outubro desde 2016, quando as admissões superaram as dispensas em 76.599. A criação de empregos totaliza 841.589 de janeiro a outubro, 6,45% a mais que no mesmo período do ano passado. A geração de empregos atingiu o maior nível para os dez primeiros meses do ano desde 2014, quando tinham sido abertas 912.287 vagas no acumulado de dez meses.

Confira o gráfico:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba