Caso raro

Dente cresce dentro de nariz e homem só descobre 20 anos depois

Incidente na infância fez com que dente fosse parar no nariz e enraizasse

Um chinês de 30 anos removeu, na última sexta, um dente que se enraizou e cresceu dentro do seu nariz por 20 anos. Identificado como Zhang Binsheng, o paciente sofreu um trauma na infância que gerou a perda de dois dentes.

Um dos molares estava desaparecido até o momento em que o chinês, morador da cidade de Harbin, localizado no nordeste da China, descobriu que o entupimento de três meses de uma das suas narinas era gerado por um dente.

No incidente que ocorreu na infância, Zhang teve ferimentos graves e precisou receber mais de 60 pontos no rosto. No entanto, ao Daily Mail, ele disse não ter sentido nenhum desconforto no nariz que pudesse indicar que algum ‘corpo estranho’ estava crescendo fora do lugar ao longo das duas décadas.

O caso, chamado de dente retido intranasal, pode ser causado por danos físicos ou problemas de desenvolvimento. De acordo com o Daily Mail, especialistas registraram apenas 23 casos entre 1959 e 2008.

Diagnóstico
A principal queixa era o entupimento de uma das narinas que impedia a respiração. O chinês cogitou que se tratasse de um resfriado. Mas outro fator que incomodava Zhang e descartava a possibilidade era um cheiro de decomposição constante em seu nariz.

O dente foi encontrado pelos médicos após um exame de raio-X. Uma sombra com ‘alta densidade’ na parte de trás da narina levantou suspeitas da equipe de enfermagem que a mancha pudesse ser um dente.

Para a Drª. Zhou Bon, que acompanhou o caso, com o impacto da queda, o dente teria sido empurrado para dentro do nariz. A partir daí, conseguiu se enraizar e crescer no nariz do paciente por manter o mesmo DNA, não sendo identificado como ‘corpo estranho’.

O dente media cerca de um centímetro de comprimento e foi removido em uma cirurgia que durou cerca de 30 minutos.

Fonte: IG
Créditos: IG