Recentemente o ex-presidente Lula comemorou aniversário e o Baú do Ninja aproveita para viajar no tempo e lembrar de uma visita histórica do então presidente da República à Paraíba. A 17 dias do fim do mandato, o presidente Lula fez uma viagem de despedida a três estados do Nordeste, região que, em oito anos de governo, recebeu grandes obras, como a transposição das águas do São Francisco. Um canteiro de obras gigante em São José de Piranhas, na Paraíba. É a obra do Túnel Cuncas, que deveria ser inaugurada pela sucessora eleita, Dilma Rousseff (PT).
“Estou percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012, a não ser que aconteça um dilúvio ou qualquer coisa. Mas está previsto a gente inaugurar definitivamente a obra até 2012, o que será a redenção da região mais sofrida do Nordeste brasileiro. E o povo do Nordeste vai poder decidir a utilização dessa água”, disse o presidente na oportunidade.
Pelo projeto original, as águas do Rio São Francisco seriam desviadas para dois canais que começariam em Pernambuco. O eixo norte sairia de Cabrobó e percorreria 426 km até São José de Piranhas, na Paraíba.
O eixo leste começa em Floresta e terá 287 km até Monteiro, na Paraíba. A previsão é de levar água a 391 municípios de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Além de ser cara, a obra foi alvo de polêmica: chegou a ser embargada pela Justiça por questões técnicas e ambientais, e ainda é objeto de 15 processos no Supremo Tribunal Federal. Criticada por artistas, índios, ambientalistas e até religiosos, como o bispo Luiz Flávio Cappio, que fez duas greves de fome para tentar impedir a obra.
Mesmo inacabada, Lula tinha orgulho dela. Um sonho de imperador, que um operário começou a realizar: “Cada vez que vocês olharem esse canal, vocês irão lembrar que em 1847, Dom Pedro tentou fazer esse canal. Ele era imperador do Brasil, e não deixaram ele fazer. E quase 150 anos depois, nós estamos fazendo essa obra tão necessária a milhões e milhões de nordestinos”, disse o presidente Lula.
O Baú no Ninja relembra essa histórica visita ao nosso estado. Com um vídeo à época em que a renomada jornalista Rachel Sheherazade ainda militava na imprensa paraibana. Confira:
https://youtu.be/kJvZoaVITCo
Fonte: Blog do Ninja
Créditos: Henrique Lima