A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Semam) detectou, na manhã deste domingo (27), pequenas manchas de óleo nas praias de Barra de Gramame, no litoral sul. As amostras foram coletadas e serão objeto de análise. Ainda não se sabe se o produto é proveniente do grande vazamento que atingiu o litoral nordestino nas últimas semanas.
Segundo a assessoria da Prefeitura da Capital, o monitoramento nas praias vem acontecendo desde as primeiras manchas de óleo em outras praias da costa nordestina. O trabalho teria sido intensificado nas últimas semanas. Além da Semam, estão envolvidas na operação ‘Orla Sem Óleo’ técnicos da Defesa Civil, Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria de Infraestrutura.
Ainda conforme a assessoria da prefeitura, pequenas manchas de óleo foram encontradas entre a desembocadura do Rio Gramame e a primeira faixa de pedras da praia. O trabalho de monitoramento da região foi reforçado desde a última quinta-feira (24), devido ao redirecionamento de uma corrente marítima que poderia trazer para a Paraíba o óleo que tem se acumulado no litoral pernambucano. Outro fator que facilitou a chegada dos resíduos foi a maré alta.
“Estamos fazendo um monitoramento diária desde 2 de setembro por toda a extensão da costa da Capital”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto. O trabalho é feito por uma equipe de fiscalização e biólogos, que vêm utilizando drones para trazer mais agilidade e eficiência.
O chefe de fiscalização, Allison Cavalcanti, que lidera a equipe, informou que a Marinha e a Capitania dos Portos foram acionadas para participarem dos desdobramentos. Eles devem auxiliar na coleta e acondicionamento do material para a realização de um descarte adequado. Também haverá uma atenção minuciosa na área para verificar se a descoberta é indício de um futuro alerta vermelho. O monitoramento segue imediatamente para as praias do Sol e de Jacarapé.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba